Foto: Assessoria PMU
A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar e fortalecer a saúde da população, tronando as pessoas mais saudáveis e resistentes. Além de prevenir doenças graves, de acordo as recomendações do Ministério da Saúde a imunização contribui para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.
Dada a importância desta seção dos serviços de saúde, está sendo realizado de 17 a 31 de julho deste ano o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo em todo o Brasil. Esta ação faz parte dos compromissos assumidos pelos países membros para a erradicação da poliomielite e a eliminação do sarampo, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das suas respectivas comissões regionais e globais.
O monitoramento é uma ação específica que visa avaliar a situação vacinal das crianças de 6 meses até 5 anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite e o sarampo em determinadas localidades do município (bairros e distritos). A ação está sendo desenvolvida com visitas casa a casa para verificar a situação na caderneta de vacinação da criança.
Assim, a Atenção Primária à Saúde, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família das unidades de saúde, destacou equipes especiais compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACE). “Estes profissionais estão se deslocando de suas regiões habituais e visitando bairros vizinhos, inclusive aos sábados, em busca de crianças na faixa etária preconizada para avaliação da carteirinha de vacinação”, explica o secretário de Saúde do município, Edson Souza.
Para alimentar a confiabilidade do processo e a segurança da população, durante a ação, todos os profissionais devem estar devidamente identificados com o crachá da Prefeitura de Umuarama. “Contamos com a colaboração dos munícipes para que recebam as equipes de saúde e assegurem a oportunidade de avaliação da carteirinha de vacina de seus filhos, contribuindo diretamente para a melhoria das estratégias de vacinação e a qualidade do serviço prestado à população”, completou a chefe da Divisão de Atenção Primária em Saúde, Valverleia Inês de Andrade Silva.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais