Categories: Saúde

Umuarama: Saúde adota monitoramento das estratégias de vacinação com visitas domiciliares

A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar e fortalecer a saúde da população, tronando as pessoas mais saudáveis e resistentes. Além de prevenir doenças graves, de acordo as recomendações do Ministério da Saúde a imunização contribui para reduzir a disseminação de agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

Dada a importância desta seção dos serviços de saúde, está sendo realizado de 17 a 31 de julho deste ano o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo em todo o Brasil. Esta ação faz parte dos compromissos assumidos pelos países membros para a erradicação da poliomielite e a eliminação do sarampo, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das suas respectivas comissões regionais e globais.

O monitoramento é uma ação específica que visa avaliar a situação vacinal das crianças de 6 meses até 5 anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite e o sarampo em determinadas localidades do município (bairros e distritos). A ação está sendo desenvolvida com visitas casa a casa para verificar a situação na caderneta de vacinação da criança.

Assim, a Atenção Primária à Saúde, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família das unidades de saúde, destacou equipes especiais compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACE). “Estes profissionais estão se deslocando de suas regiões habituais e visitando bairros vizinhos, inclusive aos sábados, em busca de crianças na faixa etária preconizada para avaliação da carteirinha de vacinação”, explica o secretário de Saúde do município, Edson Souza.

Para alimentar a confiabilidade do processo e a segurança da população, durante a ação, todos os profissionais devem estar devidamente identificados com o crachá da Prefeitura de Umuarama. “Contamos com a colaboração dos munícipes para que recebam as equipes de saúde e assegurem a oportunidade de avaliação da carteirinha de vacina de seus filhos, contribuindo diretamente para a melhoria das estratégias de vacinação e a qualidade do serviço prestado à população”, completou a chefe da Divisão de Atenção Primária em Saúde, Valverleia Inês de Andrade Silva.

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

42 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais