Umuarama

Lixo que Vale: Iniciativa sustentável troca recicláveis por alimentos no Jabuticabeiras

A comunidade do Parque das Jabuticabeiras recebeu na manhã desta sexta-feira (12), a feirinha do Programa Lixo que Vale, oferecendo frutas, verduras e legumes frescos em frente à capela Nossa Senhora de Fátima, na rua Antônio Cardoso.

A iniciativa, que permite aos beneficiários trocar materiais recicláveis por ‘moeda verde’ para adquirir alimentos de qualidade, foi retomada pela administração municipal e agora realiza feiras quinzenais em duas regiões da cidade – além do Parque das Jabuticabeiras, o Parque Industrial também é atendido.

Os moradores conheceram a nova dinâmica do programa, que agora conta com um ônibus adaptado com bancas de alimentos dispostas internamente, possibilitando uma grande variedade de produtos diretamente dos produtores, por meio da parceria com a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).

Entre as ofertas estavam batata-doce, brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, mandioca, abóbora paulista, tomate, cenoura, berinjela e pepino; verduras como alface (crespa e roxa), almeirão, rúcula e couve; cheiro verde (salsinha e cebolinha); frutas como laranja, mamão, murcote (uma espécie de tangerina) e limão; e hortaliças menos comuns, como serraia e espinafre.

“Além disso, também podem adquirir pão e doce de banana e, em breve, ofertaremos leite, ovos, farinha de trigo, açúcar, arroz e feijão, postas de peixe e carne de frango”, anunciou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, que coordena o programa. Ele e o prefeito Celso Pozzobom visitaram a feirinha desta sexta-feira e testemunharam a alegria dos moradores com a qualidade e a variedade dos produtos.

Além de retirar os recicláveis do meio ambiente e destiná-los adequadamente, o Lixo que Vale valoriza a produção dos pequenos agricultores do município, melhora a renda dos associados da Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma) e representa uma economia significativa para as famílias beneficiadas.

“As famílias economizam dinheiro, pois deixam de gastar com a compra de todos esses produtos no supermercado e podem direcionar os seus recursos para outras necessidades”, acrescentou a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani. A cada semana, o ônibus do programa distribui entre 1,5 mil a 2 mil quilos de alimentos.

O secretário Waltinho Sucupira anunciou que em breve o Lixo que Vale atenderá mais bairros com um novo ponto para a feirinha. “Estamos realizando os ajustes necessários e logo abriremos o cadastro para atender mais famílias em situação de vulnerabilidade. A intenção da administração municipal é estender o programa para que mais pessoas sejam beneficiadas e tenham acesso aos excelentes produtos ofertados”, completou.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

3 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

34 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

59 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais