A comunidade do Parque das Jabuticabeiras recebeu na manhã desta sexta-feira (12), a feirinha do Programa Lixo que Vale, oferecendo frutas, verduras e legumes frescos em frente à capela Nossa Senhora de Fátima, na rua Antônio Cardoso.
A iniciativa, que permite aos beneficiários trocar materiais recicláveis por ‘moeda verde’ para adquirir alimentos de qualidade, foi retomada pela administração municipal e agora realiza feiras quinzenais em duas regiões da cidade – além do Parque das Jabuticabeiras, o Parque Industrial também é atendido.
Os moradores conheceram a nova dinâmica do programa, que agora conta com um ônibus adaptado com bancas de alimentos dispostas internamente, possibilitando uma grande variedade de produtos diretamente dos produtores, por meio da parceria com a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).
Entre as ofertas estavam batata-doce, brócolis, couve-flor, rabanete, repolho, mandioca, abóbora paulista, tomate, cenoura, berinjela e pepino; verduras como alface (crespa e roxa), almeirão, rúcula e couve; cheiro verde (salsinha e cebolinha); frutas como laranja, mamão, murcote (uma espécie de tangerina) e limão; e hortaliças menos comuns, como serraia e espinafre.
“Além disso, também podem adquirir pão e doce de banana e, em breve, ofertaremos leite, ovos, farinha de trigo, açúcar, arroz e feijão, postas de peixe e carne de frango”, anunciou o secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, que coordena o programa. Ele e o prefeito Celso Pozzobom visitaram a feirinha desta sexta-feira e testemunharam a alegria dos moradores com a qualidade e a variedade dos produtos.
Além de retirar os recicláveis do meio ambiente e destiná-los adequadamente, o Lixo que Vale valoriza a produção dos pequenos agricultores do município, melhora a renda dos associados da Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma) e representa uma economia significativa para as famílias beneficiadas.
“As famílias economizam dinheiro, pois deixam de gastar com a compra de todos esses produtos no supermercado e podem direcionar os seus recursos para outras necessidades”, acrescentou a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani. A cada semana, o ônibus do programa distribui entre 1,5 mil a 2 mil quilos de alimentos.
O secretário Waltinho Sucupira anunciou que em breve o Lixo que Vale atenderá mais bairros com um novo ponto para a feirinha. “Estamos realizando os ajustes necessários e logo abriremos o cadastro para atender mais famílias em situação de vulnerabilidade. A intenção da administração municipal é estender o programa para que mais pessoas sejam beneficiadas e tenham acesso aos excelentes produtos ofertados”, completou.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais