Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Primas de Icaraíma são selecionadas para o Programa Ganhando o Mundo

A notícia trouxe alegria às famílias, à escola e aos colegas

Fotos: Arquivo Pessoal
Fotos: Arquivo Pessoal
Primas de Icaraíma são selecionadas para o Programa Ganhando o Mundo
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 4 de julho de 2024 às 19h54 - Modificado em 5 de julho de 2024 às 07h35
Porto Camargo
Cupom Local
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
9 Espetaria

As primas Ísis Cabral Gabiatto e Maria Júlia Carvalho Ribeiro, ambas com 15 anos, de Icaraíma, foram selecionadas para participar do programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado. As adolescentes, que cursam o Ensino Médio no Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, estão entre os 12 mil alunos da rede estadual escolhidos para um intercâmbio de três meses em outro país. A notícia trouxe alegria às famílias, à escola e aos colegas.

O apoio familiar foi essencial para a participação das jovens. As mães, Patrícia Banhe Cabral Gabiatto, de 44 anos, e Cileide Ortiz de Carvalho Ribeiro, de 52 anos, falaram sobre as filhas.

“Ísis sempre foi carinhosa, educada, dedicada e uma aluna exemplar. Sempre estudou muito. Conseguiu a vaga no programa através de plataformas, quiz, atividades online, entre outras. Ela também é 100 em todas as disciplinas”, disse Patrícia.

“Maria Júlia é carinhosa, educada, obediente e amiga. Desde pequena, sempre foi muito dedicada aos estudos. Conquistou a vaga pelas suas notas, que são 100 em todas as matérias, frequência na escola, quantidade de certificados na plataforma de inglês do Estado e muita disciplina em sala de aula”, relatou Cileide.

As mães de ambas as adolescentes, assim como os pais Emerson de Jesus Gabiatto, de 41 anos, e Epitácio Fernandes Ribeiro Júnior, de 46 anos, ficaram muito contentes e orgulhosos com a iniciativa e coragem das meninas em participar do programa.

“Ela começou a demonstrar interesse há dois anos e sempre a apoiamos. Ficamos muito felizes quando ela nos contou que havia sido convocada. Ela chorou de felicidade”, disse Patrícia.

“Ficamos felizes pela sua iniciativa e dedicação. Foi uma surpresa quando ela nos contou. Ficamos muito orgulhosos e felizes, pois esse é um sonho dela”, finalizou Cileide.

As adolescentes ainda não sabem para quais paises irão, nem a data da viagem, que está prevista apenas para 2025.

Ísis com sua mãe Patrícia, seu pai Emerson e suas irmãs.
Ísis com sua mãe Patrícia, seu pai Emerson e suas irmãs.
Maria Júlia, com sua mãe Cileide e seu pai Epitácio
Maria Júlia, com sua mãe Cileide e seu pai Epitácio.

O Programa 

Ganhando o Mundo foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e  reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Whatsapp Image 2024 07 03 At 17.24.41
Whatsapp Image 2024 07 03 At 17.24.42
Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.53.27
Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.25.38
Whatsapp Image 2024 07 03 At 14.38.20

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo