Foto: Divulgação/AEN
A conta de luz vai ficar mais cara a partir desta segunda-feira (1º) em todo o Brasil, conforme anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme a instituição, no mês de julho será feita uma cobrança adicional devido ao acionamento da bandeira tarifária amarela.
Segundo a Aneel, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na última sexta-feira (28).
“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.
A conta de luz vai aumentar R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh), em julho de 2024. O consumo médio em uma casa brasileira é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh, sem ar-condicionado.
A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.
Com informações RICtv
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais