Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Prepare o bolso: conta de luz fica mais cara a partir desta segunda-feira

O mês de julho terá cobrança adicional devido a mudança da bandeira tarifária

Foto: Divulgação/AEN
Foto: Divulgação/AEN
Prepare o bolso: conta de luz fica mais cara a partir desta segunda-feira
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de junho de 2024 às 18h00 - Modificado em 30 de junho de 2024 às 18h00
Porto Camargo
Cupom Local
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus

A conta de luz vai ficar mais cara a partir desta segunda-feira (1º) em todo o Brasil, conforme anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme a instituição, no mês de julho será feita uma cobrança adicional devido ao acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a Aneel, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na última sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A conta de luz vai aumentar R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh), em julho de 2024. O consumo médio em uma casa brasileira é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh, sem ar-condicionado.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Com informações RICtv

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo