Foto: Assessoria PMU
A tradição, aliada a muita criatividade e talento, tomou conta da principal avenida de Umuarama na manhã desta quarta-feira, 26, data que marca o aniversário de 69 anos de fundação da Capital da Amizade. Por iniciativa do prefeito Celso Pozzobom, com adesão imediata e dedicação total da Secretaria Municipal da Educação, os festejos deste ano resgataram o desfile cívico-militar que levou para a rua quase 4 mil integrantes dos mais variados segmentos.
Aproveitando o feriado municipal e a manhã fresca, até com momentos de garoa fina, milhares de pessoas acordaram cedo e foram à Avenida Paraná prestigiar mais de 80 blocos formados por estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de algumas escolas estaduais e até universitários, além de idosos, alunos de oficinas culturais e esportivas e representantes de diversas instituições voltadas à promoção social, saúde, lazer e qualidade de vida.
O prefeito Celso Pozzobom recepcionou vereadores, demais autoridades e convidados em um palanque de honra montado no cruzamento da Paraná com a rua Governador Ney Braga, no Baixadão. A festa cívica foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal 26 de Junho, que apresentou outras canções até o início do desfile, aberto pelos atiradores do Tiro de Guerra 05.012, seguidos por efetivos e viaturas das forças de segurança, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.
A emoção ficou mais evidente quando as crianças começaram a passar diante do público organizado em dois cordões laterais à avenida, desde a Praça Arthur Thomas até a Santos Dumont. Sob a coordenação e o olhar atento das professoras, os alunos desfilaram muitas cores, ornamentos e sorrisos. Desde 2019 Umuarama não assistia um desfile escolar.
“As escolas foram divididas em três blocos, que retrataram com criatividade e carinho momentos distintos da história de Umuarama – o que fomos, o que somos e o que seremos. O tema foi uma feliz ideia do próprio prefeito Celso Pozzobom”, destacou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
Estavam lá, nos ornamentos criados pelas escolas, a floresta do tempo da colonização, os indígenas – incluindo o Umuaraminha, personagem símbolo da cidade –, os ciclos da madeira, do café e da pecuária, o momento atual – uma cidade forte e em franco desenvolvimento – e o que se espera do futuro: inovação, tecnologia, qualidade de vida e justiça social.
‘EMOCIONANTE’
Para o prefeito, professoras e alunos entenderam bem a proposta e incorporaram os elementos para mostrar como enxergam a cidade do passado, do presente e do futuro. “Foi emocionante ver este trabalho, muito bem conduzido pela equipe da Educação. É importante mantermos viva a tradição do desfile, seja pelo caráter histórico e cultural, e também pelas reflexões que ele proporciona e pelo engajamento de todo o sistema. Os organizadores, os alunos e o público em geral estão de parabéns, assim como nossa cidade que completa 69 anos”, comemorou Pozzobom.
O desfile teve 82 blocos de escolas municipais e estaduais, bandas e fanfarras de Umuarama e região, entidades, instituições e órgãos da administração direta e indireta do município, totalizando quase 4 mil integrantes: 1.610 estudantes das redes municipal, estadual e acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), 300 componentes de bandas e fanfarras, quase 200 das forças de segurança (atiradores, policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros) e 1.530 integrantes de entidades, instituições e projetos sociais e esportivos.
BLOCOS
Cerca de 70 veículos e 10 máquinas pesadas da frota da Prefeitura, adquiridos a partir de 2022, também ficaram posicionadas em exibição na avenida, para o conhecimento da população. O desfile seguiu com os blocos militares (Tiro de Guerra, Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras corporações), seguidos pelas escolas municipais – cada uma com 60 alunos do 5º ano – e estaduais, intercaladas com várias fanfarras, grupos das instituições e entidades.
Teve ainda desfiles de misses, veículos antigos, ciclistas e motociclistas, blocos de atletas e alunos da Secretaria de Esportes e Lazer, frequentadores dos projetos do Centro da Juventude e da Fundação Cultural e, por fim, cerca de 50 cavaleiros e amazonas da Associação Equestre Cowboys de Umuarama. As apresentações terminaram por volta das 11h30 com mais um show da Banda 26 de Junho, sob a regência do maestro Urias Castro Assunção.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais