Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama se une com a volta do desfile cívico-militar no 69º aniversário da cidade

Milhares de pessoas acordaram cedo e foram à Avenida Paraná prestigiar mais de 80 blocos formados por estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de algumas escolas estaduais e até universitários

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama se une com a volta do desfile cívico-militar no 69º aniversário da cidade
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2024 às 16h09 - Modificado em 26 de junho de 2024 às 16h13
Porto Camargo
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Cupom Local

A tradição, aliada a muita criatividade e talento, tomou conta da principal avenida de Umuarama na manhã desta quarta-feira, 26, data que marca o aniversário de 69 anos de fundação da Capital da Amizade. Por iniciativa do prefeito Celso Pozzobom, com adesão imediata e dedicação total da Secretaria Municipal da Educação, os festejos deste ano resgataram o desfile cívico-militar que levou para a rua quase 4 mil integrantes dos mais variados segmentos.

Aproveitando o feriado municipal e a manhã fresca, até com momentos de garoa fina, milhares de pessoas acordaram cedo e foram à Avenida Paraná prestigiar mais de 80 blocos formados por estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de algumas escolas estaduais e até universitários, além de idosos, alunos de oficinas culturais e esportivas e representantes de diversas instituições voltadas à promoção social, saúde, lazer e qualidade de vida.

O prefeito Celso Pozzobom recepcionou vereadores, demais autoridades e convidados em um palanque de honra montado no cruzamento da Paraná com a rua Governador Ney Braga, no Baixadão. A festa cívica foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal 26 de Junho, que apresentou outras canções até o início do desfile, aberto pelos atiradores do Tiro de Guerra 05.012, seguidos por efetivos e viaturas das forças de segurança, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

A emoção ficou mais evidente quando as crianças começaram a passar diante do público organizado em dois cordões laterais à avenida, desde a Praça Arthur Thomas até a Santos Dumont. Sob a coordenação e o olhar atento das professoras, os alunos desfilaram muitas cores, ornamentos e sorrisos. Desde 2019 Umuarama não assistia um desfile escolar.

“As escolas foram divididas em três blocos, que retrataram com criatividade e carinho momentos distintos da história de Umuarama – o que fomos, o que somos e o que seremos. O tema foi uma feliz ideia do próprio prefeito Celso Pozzobom”, destacou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Estavam lá, nos ornamentos criados pelas escolas, a floresta do tempo da colonização, os indígenas – incluindo o Umuaraminha, personagem símbolo da cidade –, os ciclos da madeira, do café e da pecuária, o momento atual – uma cidade forte e em franco desenvolvimento – e o que se espera do futuro: inovação, tecnologia, qualidade de vida e justiça social.

‘EMOCIONANTE’

Para o prefeito, professoras e alunos entenderam bem a proposta e incorporaram os elementos para mostrar como enxergam a cidade do passado, do presente e do futuro. “Foi emocionante ver este trabalho, muito bem conduzido pela equipe da Educação. É importante mantermos viva a tradição do desfile, seja pelo caráter histórico e cultural, e também pelas reflexões que ele proporciona e pelo engajamento de todo o sistema. Os organizadores, os alunos e o público em geral estão de parabéns, assim como nossa cidade que completa 69 anos”, comemorou Pozzobom.

O desfile teve 82 blocos de escolas municipais e estaduais, bandas e fanfarras de Umuarama e região, entidades, instituições e órgãos da administração direta e indireta do município, totalizando quase 4 mil integrantes: 1.610 estudantes das redes municipal, estadual e acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), 300 componentes de bandas e fanfarras, quase 200 das forças de segurança (atiradores, policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros) e 1.530 integrantes de entidades, instituições e projetos sociais e esportivos.

BLOCOS

Cerca de 70 veículos e 10 máquinas pesadas da frota da Prefeitura, adquiridos a partir de 2022, também ficaram posicionadas em exibição na avenida, para o conhecimento da população. O desfile seguiu com os blocos militares (Tiro de Guerra, Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras corporações), seguidos pelas escolas municipais – cada uma com 60 alunos do 5º ano – e estaduais, intercaladas com várias fanfarras, grupos das instituições e entidades.

Teve ainda desfiles de misses, veículos antigos, ciclistas e motociclistas, blocos de atletas e alunos da Secretaria de Esportes e Lazer, frequentadores dos projetos do Centro da Juventude e da Fundação Cultural e, por fim, cerca de 50 cavaleiros e amazonas da Associação Equestre Cowboys de Umuarama. As apresentações terminaram por volta das 11h30 com mais um show da Banda 26 de Junho, sob a regência do maestro Urias Castro Assunção.

Whatsapp Image 2024 06 26 At 15.57.44 6
Whatsapp Image 2024 06 26 At 15.57.44 5
Whatsapp Image 2024 06 26 At 15.57.44 4
Whatsapp Image 2024 06 26 At 15.57.44 3
Whatsapp Image 2024 06 26 At 15.57.44 2
Whatsapp Image 2024 06 26 At 15.57.44 1

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo