Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Museu Interdisciplinar da UEM recebe crianças e adultos no Parque de Exposições

Dentre os objetivos, o Mudi busca promover a interação entre o saber popular e o científico

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Museu Interdisciplinar da UEM recebe crianças e adultos no Parque de Exposições
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2024 às 17h38 - Modificado em 26 de junho de 2024 às 17h38
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
9 Espetaria

Está a todo o vapor no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, até a próxima sexta-feira, 28, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das atrações das festividades do 69º aniversário de Umuarama, com vários projetos e acervos. A mostra, que a comunidade pode visitar gratuitamente, também exibe experimentos científicos curiosos e interessantes.

“Quem puder poderá levar tampinhas de garrafa PET, lacres de latinhas de bebidas e também cápsulas vazias de café (usadas em máquinas). A equipe do projeto atua na política reversa desses resíduos, bem como na reciclagem e reaproveitamento para experimentos – inclusive algumas demonstrações serão feitas no local”, orienta a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso. A Prefeitura de Umuarama é parceira da UEM na atividade.

Nesse sentido, o Mudi possibilita aos visitantes a ampliação dos horizontes de informação e conhecimento, em relação ao status científico e seu significado para a vida social, econômica e cultural.

“O museu configura-se como uma oportunidade altamente positiva de divulgação e popularização científica”, reforça a secretária Mauriza Lima. A exposição é itinerante e leva projetos de extensão que colaboram para a formação de profissionais comprometidos com as questões sociais. O local está aberto à visitação no parque de exposições para estudantes, crianças, jovens e o público em geral.

Dentre os objetivos, o Mudi busca promover a interação entre o saber popular e o científico, de maneira a construir um conhecimento socialmente referenciado e contextualizar o atendimento aos alunos do ensino fundamental, médio e superior de instituições que não possuem acervo museológico.

O trabalho de educação não formal compreende atendimentos por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e eventos, realizados nas sedes da UEM e em outros locais como parte das ações itinerantes do museu.

Vale a pena passar por lá e conhecer os projetos. Os acervos, projetos e experimentos disponíveis em Umuarama são “Matemativa – Jogos matemáticos”, Show da Física com Giroscópio Humano, Espaço Educação Ambiental e Logística Reversa e o Espaço Nosso Corpo, que entre outros conteúdos inclui projeto de orientação e combate ao tabagismo.

Museu Interdisciplinar Da Uem Recebe Crianças E Adultos No Parque De Exposições

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo