Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Alunos de Nova Olímpia visitam a nova célula do aterro sanitário de Umuarama

Os estudantes tiveram uma aula prática sobre meio ambiente e sustentabilidade

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Alunos de Nova Olímpia visitam a nova célula do aterro sanitário de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de maio de 2024 às 20h08 - Modificado em 22 de maio de 2024 às 20h10
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama

Cerca de 40 alunos do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Nova Olímpia, foram os primeiros estudantes a visitar a nova célula de recebimento de resíduos no aterro sanitário de Umuarama. Eles participaram de aula prática sobre meio ambiente e sustentabilidade, dentro da disciplina de Geografia.

O treinamento é realizado pela chefe de Divisão de Controle Ambiental, Myrella Raynara de Souza Mendes, que apresentou com detalhes o funcionamento da estrutura. Entre outros temas, os alunos trabalharem conteúdos como urbanização e saneamento básico, destinação correta de resíduos e etapas de funcionamento de um aterro sanitário.

“A visita aconteceu nesta terça-feira (21) e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma das mais importantes estações de recebimento de resíduos sólidos do Estado, que é uma referência para outros municípios. O local é mantido e administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, comenta Myrella.

Entre outros pontos, Myrella destaca que os alunos tiveram a oportunidade de compreender a relação da cidade com o lixo e foram orientados com foco na conscientização a respeito do descarte correto dos materiais. “Apresentamos dados que infelizmente são verdadeiros: recebemos mais de 80 toneladas de lixo todos os dias e, deste total, quase 25 toneladas são de materiais que poderiam ser reciclados e acabam indo para uma célula comum”, revela.

Os alunos conheceram as células de disposição de resíduos orgânicos e volumosos, usina de britagem e triagem de construção civil, triagem da coleta seletiva e corte e poda (só recebidos da população e não de empresas ou profissionais).

“Sempre agendamos com as escolas porque sabemos como é importante conhecer para preservar. A educação ambiental é fundamental para os alunos e a comunidade entenderem que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

O prefeito Celso Pozzobom acrescentou que no Aterro Sanitário são recebidos resíduos de poda e corte de árvore, que também são armazenados após a trituração em uma área específica, que depois será reaproveitada em forma de compostagem para distribuição gratuita para pequenos produtores rurais e horticultores.

“Também temos a questão do entulho de materiais provenientes da construção civil que são encaminhados ao aterro, onde funciona uma usina de processamento (britagem) que transforma os resíduos em cascalho e brita, para utilização em estradas rurais do município”, informou.

Instituições de ensino interessadas em promover aulas práticas e visitas técnicas ao Aterro Sanitário podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 162. “Os pedidos podem ser formalizados também pelo e-mail eng.meioambiente@umuarama.pr.gov.br que iremos agendar e preparar a atividade”, finaliza Myrella.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo