Dois casos de dengue foram registrados nos bairros Jabuticabeiras e 1° de Maio nesta semana
Informe técnico n° 06 foi emitido pela Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na tarde desta sexta-feira (6) o Informe Técnico n° 06, relatório emitido pela Vigilância em Saúde Ambiental todas as semanas trazendo dados e análises a respeito do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, da febre chikungunya e o zyka vírus. O documento é referente ao período 1° a 7 de setembro de 2024 e informa que dois casos da doença foram registrados em Umuarama.
O ano epidemiológico, que vai de 30 de julho de 2024 a 31 de julho 2025) está em sua Semana 36 e nestes 70 dias foram confirmados oito casos, oficialmente constantes do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Dengue).
“Neste período tivemos 119 notificações, que é quando o cidadão apresenta sintomas de dengue, bastantes comuns com a gripe, e busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, 64 casos já foram descartados (54%), 47 estão em investigação (40%) e oito estão confirmados (6%)”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.
Ele indica ainda que nenhum óbito foi registrado neste intervalo, conforme monitoramento também realizado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). “Nesta última semana tivemos 28 notificações acolhidas nas unidades de saúde do município e duas pessoas receberam diagnóstico para dengue. Por outro lado, o número de casos suspeitos, que seguem no aguardo de resultados de exames, aumentou de 30 para 47”, pontua.
Separando a cidade por Unidades Básicas de Saúde (UBS), os casos confirmados foram registrados no 1º de Maio, Guarani-Anchieta, Jardim Cruzeiro e San Remo, mais dois casos na Zona Rural e outros dois no Jabuticabeiras.
(Reportagem: Assessoria PMU)