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Inclusão de neurodivergentes foi tema de formação para 268 professores municipais

O foco foi o trabalho de rotina e adaptação curricular com os estudantes que possuem Transtorno do Espectro Autista

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Inclusão de neurodivergentes foi tema de formação para 268 professores municipais
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 18h35 - Modificado em 7 de setembro de 2024 às 18h35
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Práticas de Ensino para Inclusão de Alunos Neurodivergentes foi o tema do terceiro encontro de formação continuada para professores das salas de recursos multifuncionais e professores de apoio da rede municipal de ensino de Umuarama.

O treinamento foi realizado nesta quinta-feira (5), em um auditório no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), tendo como formadora a renomada professora doutora Fernanda de Carvalho Polônio, de Maringá.

A formação teve a participação de 268 professores que atuam na rede desde as turmas da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. O tema abordado trouxe uma reflexão sobre como os professores podem conduzir o trabalho de rotina e adaptação curricular para que os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) consigam desenvolver suas atividades escolares.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, ressalta que a doutora Fernanda vem realizando este trabalho de formação na rede desde 2023. “Ela traz toda sua experiência profissional e contribui para que os professores ajustem suas abordagens pedagógicas para melhor atender às necessidades destes estudantes”, afirmou.

A professora Fernanda Polônio é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras, mestre e doutora em Educação pela UEM. Tem ampla experiência como professora e formadora da Educação Especial e atualmente trabalha como terapeuta no atendimento educacional especializado no Núcleo de Terapias Integradas Sinapse, em Maringá.

A organização deste trabalho, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, foi conduzida pelas coordenadoras educacionais da Educação Especial, Angela Pinto Tavares Baccarin e Francielle Dada de Oliveira, junto com a equipe multiprofissional constituída pela fonoaudióloga Bruna Quevedo Silva, a psicóloga Tayná Ceccon Martins e a psicopedagoga Cristiane da Conceição Pereira Martins.

(Reportagem: Assessoria PMU)

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