Umuarama

Sem previsão de chuva, terça-feira deve ter mínima de 19 graus em Umuarama

O avanço de uma frente fria pelo Sul do País aumenta a instabilidade e a condição para chuvas também no Paraná. Entre o oeste, sudoeste e centro-sul chove várias vezes ao longo do dia, com gradual avanço para os demais setores durante a segunda-feira. É baixo o risco de tempestades. Entre o noroeste, norte e o leste paranaense, ainda esquenta e faz um pouco de calor. A possibilidade de chuva aqui na região é pequena.

Uma massa de ar mais frio avança pelo Sul do País nesta terça-feira (14), e por isso as temperaturas ficam amenas em todo o Estado. Desta forma o calor registrado nos últimos dias não deve se repetir. Mas isso não quer dizer que se trata de uma despedida. Umuarama deve ter mínima de 19 graus e máxima de 21 graus amanhã (terça). É o frio chegando de mansinho.

As madrugas e as manhãs seguem mais frias pelo menos até a próxima sexta-feira, com mínimas entre 17 e 20 graus (sim, pode tirar as roupas de meia estação do armário), mas as tardes se manterão mais quentes, na beira dos 30 graus, podendo chegar a 33 graus, como previsto para a sexta-feira.

Inverno 2024 deve ser típico no noroeste do Paraná

O inverno, que inicia oficialmente no dia 21 de junho e termina em 23 de setembro, deve ser típico no noroeste do Paraná, onde está Umuarama. Se no ano passado o frio não foi tão intenso, o mesmo não se pode prever para 2024, de acordo com análise dos meteorologistas. 

Reinaldo Kneib, do Simepar, explica que a estação em 2023 foi diferente por conta de um fenômeno que estava atuando no Estado. Esse fenômeno agora já está se dissipando, por isso espera-se que as temperaturas sejam diferentes este ano.

“O inverno foi quente ano passado. Tivemos a atuação do fenômeno El Niño, que favorece com que haja uma diminuição do predomínio das entradas de ar frio que são comuns no inverno. Esse ano, o fenômeno está se dissipando e a tendência é não estar mais atuando no inverno. Vamos ter um período de neutralidade, nos próximos meses, e depois a formação do evento La Niña que pode favorecer, no final da estação ou na primavera, algum frio tardio”, disse o meteorologista, em entrevista à Banda B. 

Mas, calma. Para quem já começa a sentir dor nos ossos só de lembrar daquele frio congelante, Kneib disse que o inverno no Paraná seguirá um padrão de inverno e que não será o “mais rigoroso” dos últimos anos. 

“O inverno de 2024 a gente espera que seja normal. Em relação ao ano passado, com certeza vamos ter registros de mais ondas de ar frio e geadas. Serão mais períodos frios do que períodos quentes como a gente observou no ano passado”, destacou Reinaldo Kneib.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

16 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

42 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais