Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Lançoni
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Mais 4 caminhões de donativos deixam Umuarama com destino ao Rio Grande do Sul

Somadas às 56 toneladas que já haviam sido enviadas, o volume de doações já ultrapassa as 100 toneladas

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Mais 4 caminhões de donativos deixam Umuarama com destino ao Rio Grande do Sul
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 10 de maio de 2024 às 18h07 - Modificado em 10 de maio de 2024 às 22h47
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Lançoni
Porto Camargo
Cupom Local

Mais quatro caminhões carregados com donativos para as vítimas das enchentes deixam Umuarama nesta sexta-feira (10) com destino ao Rio Grande do Sul. Carregados com roupas, alimentos, medicamentos, além de água e materiais de higiene e limpeza, os veículos devem chegar ao centro de distribuição em Passo Fundo no sábado à tarde.

Conforme dados preliminares do 6º Subgrupamento de Bombeiros de Umuarama (6º SGBI), somadas as 56 toneladas que já haviam sido enviadas até a última quarta-feira (8), o volume de doações já passa de 100 toneladas de donativos. Na quinta-feira, outros quatro caminhões também deixaram a cidade com destino ao estado gaúcho.

“Contamos com a solidariedade da população nas doações e, em especial, daqueles que além das doações, vêm dedicar e doar o seu tempo no trabalho voluntário em prol da população do Rio Grande do Sul. A gente vê que o umuaramense tem o coração grande e que está fazendo toda a diferença nesse auxílio que estamos prestando para os gaúchos”, destacou o major Andrey Falkner, comandante do 6º SGBI.

E seguiu: “Essas doações servem um pouco como alento para estas pessoas que perderam seus trabalhos, suas residências e todos os seus bens e que estão ali muitas vezes ao relento, dormindo em ginásios de esportes ou ao relento. É um carinho para estas pessoas que estão, muitas delas, em uma tristeza profunda”, destacou.

Além das doações, um grande número de pessoas atendeu ao chamado da corporação e foi até o quartel para ajudar na separação e embalagem das doações. Entre os voluntários, estava a professora aposentada Anita Batista de Oliveira, que tem parentes na cidade de Guaíba, uma das mais atingidas pelos desastres.

“Graças a Deus só estão desabrigados, não aconteceu mais nada de grave com eles e estão sendo amparados pela comunidade graças à ação como esta que está sendo realizada aqui em Umuarama”, afirmou.

“Assim como a minha família, existem outras que saíram de casa só com a roupa do corpo. Por isso, o trabalho e a dedicação de cada uma destas pessoas têm um valor inimaginável. Gratidão a todos os umuaramenses”, completou.

Doações

As doações de donativos em Umuarama seguem até o próximo dia 22, mas poderão ser prorrogadas se a situação no Rio Grande do Sul ficar pior nos próximos dias, por conta das chuvas que voltaram a cair nesta sexta-feira.

Além de alimento, roupas, remédios e materiais de higiene e limpeza, a comunidade também pode ajudar com paletes, plásticos e caixas para embalar as doações. “Os empresários que porventura também queiram destinar caminhões para fazer o envio das doações devem entrar em contato conosco aqui no 6º SBI”, afirmou o major Falkner.

Além dos Bombeiros, outras entidades da cidade também estão fazendo arrecadação de donativos.

Número de Vítimas

Segundo informações atualizadas nesta sexta-feira (10), pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 116 o número de mortes causadas pelos temporais que atingiram o estado. 143 pessoas estão desaparecidas e 756 ficaram feridas.

Ao todo, 1,9 milhão de pessoas foram afetadas em 428 dos 497 municípios do estado. 408,1 mil pessoas estão desabrigadas, sendo 70.772 em abrigos e 337.346 na casa de amigos ou parentes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Pós Unialfa
Uvel