Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Mais 4 caminhões de donativos deixam Umuarama com destino ao Rio Grande do Sul

Somadas às 56 toneladas que já haviam sido enviadas, o volume de doações já ultrapassa as 100 toneladas

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Mais 4 caminhões de donativos deixam Umuarama com destino ao Rio Grande do Sul
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 10 de maio de 2024 às 18h07 - Modificado em 10 de maio de 2024 às 22h47
Gastro Umuarama
Cupom Local
Porto Camargo
Atlanta Pneus

Mais quatro caminhões carregados com donativos para as vítimas das enchentes deixam Umuarama nesta sexta-feira (10) com destino ao Rio Grande do Sul. Carregados com roupas, alimentos, medicamentos, além de água e materiais de higiene e limpeza, os veículos devem chegar ao centro de distribuição em Passo Fundo no sábado à tarde.

Conforme dados preliminares do 6º Subgrupamento de Bombeiros de Umuarama (6º SGBI), somadas as 56 toneladas que já haviam sido enviadas até a última quarta-feira (8), o volume de doações já passa de 100 toneladas de donativos. Na quinta-feira, outros quatro caminhões também deixaram a cidade com destino ao estado gaúcho.

“Contamos com a solidariedade da população nas doações e, em especial, daqueles que além das doações, vêm dedicar e doar o seu tempo no trabalho voluntário em prol da população do Rio Grande do Sul. A gente vê que o umuaramense tem o coração grande e que está fazendo toda a diferença nesse auxílio que estamos prestando para os gaúchos”, destacou o major Andrey Falkner, comandante do 6º SGBI.

E seguiu: “Essas doações servem um pouco como alento para estas pessoas que perderam seus trabalhos, suas residências e todos os seus bens e que estão ali muitas vezes ao relento, dormindo em ginásios de esportes ou ao relento. É um carinho para estas pessoas que estão, muitas delas, em uma tristeza profunda”, destacou.

Além das doações, um grande número de pessoas atendeu ao chamado da corporação e foi até o quartel para ajudar na separação e embalagem das doações. Entre os voluntários, estava a professora aposentada Anita Batista de Oliveira, que tem parentes na cidade de Guaíba, uma das mais atingidas pelos desastres.

“Graças a Deus só estão desabrigados, não aconteceu mais nada de grave com eles e estão sendo amparados pela comunidade graças à ação como esta que está sendo realizada aqui em Umuarama”, afirmou.

“Assim como a minha família, existem outras que saíram de casa só com a roupa do corpo. Por isso, o trabalho e a dedicação de cada uma destas pessoas têm um valor inimaginável. Gratidão a todos os umuaramenses”, completou.

Doações

As doações de donativos em Umuarama seguem até o próximo dia 22, mas poderão ser prorrogadas se a situação no Rio Grande do Sul ficar pior nos próximos dias, por conta das chuvas que voltaram a cair nesta sexta-feira.

Além de alimento, roupas, remédios e materiais de higiene e limpeza, a comunidade também pode ajudar com paletes, plásticos e caixas para embalar as doações. “Os empresários que porventura também queiram destinar caminhões para fazer o envio das doações devem entrar em contato conosco aqui no 6º SBI”, afirmou o major Falkner.

Além dos Bombeiros, outras entidades da cidade também estão fazendo arrecadação de donativos.

Número de Vítimas

Segundo informações atualizadas nesta sexta-feira (10), pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 116 o número de mortes causadas pelos temporais que atingiram o estado. 143 pessoas estão desaparecidas e 756 ficaram feridas.

Ao todo, 1,9 milhão de pessoas foram afetadas em 428 dos 497 municípios do estado. 408,1 mil pessoas estão desabrigadas, sendo 70.772 em abrigos e 337.346 na casa de amigos ou parentes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel