Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Papa Francisco faz oração pelas vítimas da tragédia que assola o Rio Grande do Sul

Ao final do Regina Caeli deste domingo (5), o Papa Francisco manifestou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no […]

Foto: Vatican Media - Divisione Foto
Papa Francisco faz oração pelas vítimas da tragédia que assola o Rio Grande do Sul
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de maio de 2024 às 15h48 - Modificado em 5 de maio de 2024 às 15h52
Porto Camargo
Cupom Local
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus

Ao final do Regina Caeli deste domingo (5), o Papa Francisco manifestou sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul com essas palavras: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.”

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou os dados neste domingo e o número de mortos subiu para 75.  Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas em meio às fortes chuvas que atingem o estado. 

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.

Foto: Vatican Media – Divisione Foto

MORADORES DE UMUARAMA E DA REGIÃO PODEM AJUDAR

Para colaborar com a reconstrução do Estado, a Diocese de Umuarama está realizando uma campanha. As doações em dinheiro podem ser feitas diretamente através do pelo Pix 75.858.506/0001-35, em nome da Mitra Diocesana de Umuarama. O valor arrecadado será repassado ao Regional Sul 3.

O Corpo de Bombeiros do Paraná também está realizando uma campanha de arrecadação de donativos. Intitulada de SOS Rio Grande do Sul, a ação segue até quarta-feira (8). Na região Noroeste, as doações podem ser entregues nas unidades dos bombeiros de Umuarama (localizada na Av. Pres. Castelo Branco, 3603 – Zona 1), de Cruzeiro do Oeste e de Altônia.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-4150.

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

Ao Vatican News, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, falou sobre a situação vivia pelos gaúchos.

“A situação realmente é caótica. Temos várias vilas, bairros completamente debaixo d’água. A cidade de Eldorado do Sul praticamente toda debaixo d’água. Em Canoas nós tivemos essa noite que evacuar mais de cinquenta mil pessoas. O Exército, a Defesa Civil, o pessoal das nossas comunidades, gente de fora do Estado, enfim, é muita gente colaborando. Ainda existe muita gente em cima de telhado de casas, até mesmo árvores, esperando por socorro. Parece que o Guaíba parou de subir agora. No entanto, ele vai permanecer por vários dias com nível alto. Vários bairros da cidade de Porto Alegre também estão debaixo d’água. O nosso centro administrativo também foi tomado pela água.  Enfim, várias igrejas… é realmente uma situação jamais vista não só aqui na nossa região, mas em todo o Estado.”

(Informações: Vatican News, Agência Brasil e OBemdito)

Fieis brasileiros acompanharam em Roma as orações do Papa Francisco neste domingo – Foto: Vatican Media – Divisione Foto

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo