Fotos: Prefeitura de Umuarama
O mês de abril fechou com mais de 2.200 casos positivos de dengue registrados em Umuarama, conforme os boletins periódicos emitidos pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. O último, divulgado nesta sexta-feira (3), confirmou seis novos casos da doença.
Somados os casos das quatro semanas de abril, foram 2.216 casos de dengue. Em todo o período epidemiológico (que vai de 30/07/23 a 29/07/24) Umuarama já acumula 4.549 pacientes com confirmação para a doença, enquanto outros 909 aguardam resultados de exames. O total de notificações (que somam casos suspeitos, confirmados e descartados) já chega a 10.509 no mesmo período.
A Secretaria de Saúde registrou ainda três casos de dengue com sinais de alarme (DSA), um caso de dengue grave, duas mortes confirmadas e quatro óbitos em investigação, sob suspeita de terem sido causados pela doença.
Dentre as unidades de saúde, a situação é mais crítica no Guarani/Anchieta, onde já foram confirmados 498 casos, no Jardim Panorama (441) e na região do Posto de Saúde Central (359). Também há grandes volumes de casos no Jardim Cruzeiro (335), Vitória Régia (325) e Cidade Alta (314). Há confirmações para dengue em todas as UBS de Umuarama, tanto na sede quanto nos distritos – exceção apenas da vila Nova Jerusalém.
COMBATE E ATENÇÃO
Enquanto várias frentes de combate ao mosquito da dengue concentram esforços em todas as regiões de Umuarama, com agentes de combate a endemias, atiradores e voluntários inclusive nos finais de semana, o município também ampliou a atenção aos pacientes acometidos pela doença.
No Ambulatório de Dengue, que funciona de segunda a segunda até as 21h exclusivamente para atender pacientes com sintomas típicos, 18.087 pessoas já passaram pela triagem.
Destas, 7.717 foram atendidos na primeira consulta, 7.641 fizeram a prova do laço (PL), 9.868 exames foram autorizados e 1.860 pacientes receberam atendimento de enfermagem. O ambulatório distribuiu 26.522 unidades de soro oral, 241.401 unidades de medicamentos e realizou 122 testes rápidos, além de 3.846 procedimentos de enfermagem.
“São números bem expressivos que mostram os esforços do município para o enfrentamento da dengue, mesmo assim ainda enfrentamos situação de epidemia e os casos continuam aumentando. Na próxima semana iniciaremos a vacinação de crianças e adolescentes (10 a 14 anos), mas ainda contamos com o apoio e a ação da população mantendo os seus quintais limpos, livres de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, alertou o secretário da Saúde, Edson Souza.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais