Foto: PMU
Uma dupla de professoras da rede municipal de ensino e a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, participaram do seminário ‘Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Base da Nova Educação’, realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na segunda-feira, 29, na sede da instituição. As professoras Dayane Horwat e Sonia Mara Hernandes atuam com tecnologia no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).
O evento técnico abordou a massificação da Inteligência Artificial (IA) como fenômeno contemporâneo que não apenas transforma o atual estilo de vida, mas que levanta questões éticas cruciais como privacidade, vieses algorítmicos e transparência em seu funcionamento.
“Participamos para adquirir novos conhecimentos e acompanhar a evolução das pesquisas na área de tecnologia, a fim de compartilhar o aprendizado com os demais professores e contribuir para redirecionar a educação de acordo com as novas tendências”, afirmou a secretária Mauriza.
“A Inteligência Artificial já impacta nosso estilo e qualidade de vida, apesar de parecer imperceptível no cotidiano. Essa tecnologia poderá se tornar omnipresente e se confundir com a própria noção de civilização”, apontou a palestra do professor doutor Pedro Paulo Ayrosa.
“Nesse sentido, a Educação precisa ser repensada de modo a garantir um futuro digno e sustentável para a humanidade em um mundo permeado pela IA”, defendeu.
Nesse contexto, o programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM promoveu no Anfiteatro Aderbal Sampaio a aula magna intitulada sobre inteligência artificial e pensamento crítico conduzida pelo professor Pedro Ayrosa, que leciona na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Professor associado no Departamento de Computação da UEL, Ayrosa é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, bacharel em Matemática e atuante na graduação, especialização e mestrado em Ciência da Computação. É avaliador institucional de curso e de EAD do INEP e perito ad hoc em EAD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná.
“Foi um grande aprendizado para as professoras, que atuam diretamente com tecnologia na preparação de conteúdos para os nossos alunos e também no auxílio aos demais professores, na organização e preparação das aulas. Com certeza esse curso vai trazer muitos frutos”, completou a secretária da Educação de Umuarama.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais