Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Sicred
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Professoras de Umuarama participam de capacitação em Inteligência Artificial em Maringá

Uma dupla de professoras da rede municipal de ensino e a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, participaram do […]

Foto: PMU
Foto: PMU
Professoras de Umuarama participam de capacitação em Inteligência Artificial em Maringá
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de abril de 2024 às 18h04 - Modificado em 30 de abril de 2024 às 18h04
Lançoni
Atlanta Pneus
Porto Camargo
9 Espetaria
Cupom Local
Gastro Umuarama

Uma dupla de professoras da rede municipal de ensino e a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, participaram do seminário ‘Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Base da Nova Educação’, realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na segunda-feira, 29, na sede da instituição. As professoras Dayane Horwat e Sonia Mara Hernandes atuam com tecnologia no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).

O evento técnico abordou a massificação da Inteligência Artificial (IA) como fenômeno contemporâneo que não apenas transforma o atual estilo de vida, mas que levanta questões éticas cruciais como privacidade, vieses algorítmicos e transparência em seu funcionamento.

“Participamos para adquirir novos conhecimentos e acompanhar a evolução das pesquisas na área de tecnologia, a fim de compartilhar o aprendizado com os demais professores e contribuir para redirecionar a educação de acordo com as novas tendências”, afirmou a secretária Mauriza.

“A Inteligência Artificial já impacta nosso estilo e qualidade de vida, apesar de parecer imperceptível no cotidiano. Essa tecnologia poderá se tornar omnipresente e se confundir com a própria noção de civilização”, apontou a palestra do professor doutor Pedro Paulo Ayrosa.

“Nesse sentido, a Educação precisa ser repensada de modo a garantir um futuro digno e sustentável para a humanidade em um mundo permeado pela IA”, defendeu.

Nesse contexto, o programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM promoveu no Anfiteatro Aderbal Sampaio a aula magna intitulada sobre inteligência artificial e pensamento crítico conduzida pelo professor Pedro Ayrosa, que leciona na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professor associado no Departamento de Computação da UEL, Ayrosa é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, bacharel em Matemática e atuante na graduação, especialização e mestrado em Ciência da Computação. É avaliador institucional de curso e de EAD do INEP e perito ad hoc em EAD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná.

“Foi um grande aprendizado para as professoras, que atuam diretamente com tecnologia na preparação de conteúdos para os nossos alunos e também no auxílio aos demais professores, na organização e preparação das aulas. Com certeza esse curso vai trazer muitos frutos”, completou a secretária da Educação de Umuarama.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo