Vacinação. Foto: Venilton Küchler
A Secretaria Municipal de Saúde está antecipando a estratégia de vacinação da população contra a paralisia infantil neste ano. A campanha nacional será realizada de 27 de maio a 14 de junho, com o ‘Dia D’ no próximo 8 de junho.
Porém, em parceria com o Rotary Internacional, o município já promoveu a imunização das crianças no último domingo (28), durante a corrida pedestre Run for Polio, promovido pelo Rotaract Club e Umuarama Xetás.
“Essa ação da Secretaria Municipal da Saúde antecipa o nosso planejamento para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que começa oficialmente no dia 27 de maio. Queremos atingir a meta de vacinação neste ano e fazer a nossa parte na estratégia que será coordenada em todo o país pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), em parceria com os Estados e municípios”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro.
Além da imunização contra a polio, o DPNI fará o monitoramento das estratégias de vacinação contra o sarampo. A campanha nacional tem como objetivo conter o risco de reintrodução do poliovírus, manter o país livre da doença, empreender esforços para a erradicação, oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar as coberturas vacinais.
Com a campanha, o governo reafirma o compromisso internacional assumido de manter o país livre da doença com o alcance de altas e homogêneas coberturas vacinais. A doença está em processo de erradicação – o último caso no Brasil ocorreu em 1989 – e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), devido ao baixo desempenho das coberturas vacinais e indicadores de vigilância epidemiológica nacional.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais