Saúde

Núcleo Regional de Educação de Umuarama promove capacitação sobre autismo

Na terça-feira (30), o Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) promoveu uma capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema “Cultivando sementes de amor e inclusão”, o encontro, realizado no Centro de Eventos de Umuarama, reuniu cerca de 600 profissionais de educação de 19 municípios e contou com a participação da primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom e da secretária municipal de Educação Mauriza Lima.

Durante o encontro, a médica Leslye Sartori Iria – especialista na área e mãe de uma criança com autismo –, abordou temas como os sinais de alerta do autismo, o diagnóstico, as intervenções e manejo de comportamento em sala de aula.

“Além da parte teórica, hoje conseguimos conversar sobre estratégias práticas para promover uma verdadeira aprendizagem e inclusão do aluno autista. Quem ganha com isso é o aluno, sua família e também os educadores e toda a sociedade”, explica.

Os participantes do encontro ainda ouviram a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Maíra Oliveira. Em sua fala, ela abordou como funciona o atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino.

Coordenadora do NRE Umuarama, a professora Gilmara Zanata celebra o encontro. “Esse evento vem para atender uma demanda dos nossos profissionais. Com o aumento nos diagnósticos de autismo, temos recebido cada vez mais esses estudantes na rede. É um desafio para todos nós. Por isso precisamos fazer um esforço conjunto: estado, municípios, família e escola para trabalhar pelo desenvolvimento deles”, pontua.

Representando o prefeito Celso Pozzobom, a primeira-dama, que é psicopedagoga e psicomotricista, também destacou a iniciativa.

“Hoje estou aqui muito além de representar o prefeito. Estou aqui como uma pedagoga que atende alunos autistas há muitos anos. Uma iniciativa como essa que reúne profissionais de tantas áreas e realidades diferentes é muito importante”, pontuou.

Atualmente a Secretaria Municipal de Educação de Umuarama possui 269 estudantes diagnosticados com autismo. O município se prepara para a inauguração de um dos primeiros centros especializados no atendimento de autismo do país: a Clínica de Atendimento ao Autista.

Ao encerrar sua palestra, a médica fez um alerta. “A medida que aumentam as ferramentas para avaliação e o número de profissionais capacitados, os diagnósticos vão aumentar. Precisamos estar preparados, não tem volta! A semente que estamos plantando hoje fará toda a diferença no futuro desses estudantes. Todo investimento que fizermos será um divisor de águas para a independência e qualidade de vida deles”, finaliza.

( Com informações Heloiza Vieira/Reginaldo Rodrigues/Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais