Núcleo Regional de Educação de Umuarama promove capacitação sobre autismo
Primeira-dama e secretária municipal de Educação participaram do evento promovido pelo NRE
Na terça-feira (30), o Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) promoveu uma capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema “Cultivando sementes de amor e inclusão”, o encontro, realizado no Centro de Eventos de Umuarama, reuniu cerca de 600 profissionais de educação de 19 municípios e contou com a participação da primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom e da secretária municipal de Educação Mauriza Lima.
Durante o encontro, a médica Leslye Sartori Iria – especialista na área e mãe de uma criança com autismo –, abordou temas como os sinais de alerta do autismo, o diagnóstico, as intervenções e manejo de comportamento em sala de aula.
“Além da parte teórica, hoje conseguimos conversar sobre estratégias práticas para promover uma verdadeira aprendizagem e inclusão do aluno autista. Quem ganha com isso é o aluno, sua família e também os educadores e toda a sociedade”, explica.
Os participantes do encontro ainda ouviram a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Maíra Oliveira. Em sua fala, ela abordou como funciona o atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino.
Coordenadora do NRE Umuarama, a professora Gilmara Zanata celebra o encontro. “Esse evento vem para atender uma demanda dos nossos profissionais. Com o aumento nos diagnósticos de autismo, temos recebido cada vez mais esses estudantes na rede. É um desafio para todos nós. Por isso precisamos fazer um esforço conjunto: estado, municípios, família e escola para trabalhar pelo desenvolvimento deles”, pontua.
Representando o prefeito Celso Pozzobom, a primeira-dama, que é psicopedagoga e psicomotricista, também destacou a iniciativa.
“Hoje estou aqui muito além de representar o prefeito. Estou aqui como uma pedagoga que atende alunos autistas há muitos anos. Uma iniciativa como essa que reúne profissionais de tantas áreas e realidades diferentes é muito importante”, pontuou.
Atualmente a Secretaria Municipal de Educação de Umuarama possui 269 estudantes diagnosticados com autismo. O município se prepara para a inauguração de um dos primeiros centros especializados no atendimento de autismo do país: a Clínica de Atendimento ao Autista.
Ao encerrar sua palestra, a médica fez um alerta. “A medida que aumentam as ferramentas para avaliação e o número de profissionais capacitados, os diagnósticos vão aumentar. Precisamos estar preparados, não tem volta! A semente que estamos plantando hoje fará toda a diferença no futuro desses estudantes. Todo investimento que fizermos será um divisor de águas para a independência e qualidade de vida deles”, finaliza.
( Com informações Heloiza Vieira/Reginaldo Rodrigues/Assessoria PMU)