Umuarama 69 anos
Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Redação Publisher do OBemdito

Núcleo Regional de Educação de Umuarama promove capacitação sobre autismo

Primeira-dama e secretária municipal de Educação participaram do evento promovido pelo NRE

Fotos: PMU
Fotos: PMU
Núcleo Regional de Educação de Umuarama promove capacitação sobre autismo
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de maio de 2024 às 09h41 - Modificado em 3 de maio de 2024 às 09h41
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Lançoni
Porto Camargo
Cupom Local
9 Espetaria

Na terça-feira (30), o Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) promoveu uma capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema “Cultivando sementes de amor e inclusão”, o encontro, realizado no Centro de Eventos de Umuarama, reuniu cerca de 600 profissionais de educação de 19 municípios e contou com a participação da primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom e da secretária municipal de Educação Mauriza Lima.

Durante o encontro, a médica Leslye Sartori Iria – especialista na área e mãe de uma criança com autismo –, abordou temas como os sinais de alerta do autismo, o diagnóstico, as intervenções e manejo de comportamento em sala de aula.

“Além da parte teórica, hoje conseguimos conversar sobre estratégias práticas para promover uma verdadeira aprendizagem e inclusão do aluno autista. Quem ganha com isso é o aluno, sua família e também os educadores e toda a sociedade”, explica.

Os participantes do encontro ainda ouviram a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Maíra Oliveira. Em sua fala, ela abordou como funciona o atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino.

Coordenadora do NRE Umuarama, a professora Gilmara Zanata celebra o encontro. “Esse evento vem para atender uma demanda dos nossos profissionais. Com o aumento nos diagnósticos de autismo, temos recebido cada vez mais esses estudantes na rede. É um desafio para todos nós. Por isso precisamos fazer um esforço conjunto: estado, municípios, família e escola para trabalhar pelo desenvolvimento deles”, pontua.

Representando o prefeito Celso Pozzobom, a primeira-dama, que é psicopedagoga e psicomotricista, também destacou a iniciativa.

“Hoje estou aqui muito além de representar o prefeito. Estou aqui como uma pedagoga que atende alunos autistas há muitos anos. Uma iniciativa como essa que reúne profissionais de tantas áreas e realidades diferentes é muito importante”, pontuou.

Atualmente a Secretaria Municipal de Educação de Umuarama possui 269 estudantes diagnosticados com autismo. O município se prepara para a inauguração de um dos primeiros centros especializados no atendimento de autismo do país: a Clínica de Atendimento ao Autista.

Ao encerrar sua palestra, a médica fez um alerta. “A medida que aumentam as ferramentas para avaliação e o número de profissionais capacitados, os diagnósticos vão aumentar. Precisamos estar preparados, não tem volta! A semente que estamos plantando hoje fará toda a diferença no futuro desses estudantes. Todo investimento que fizermos será um divisor de águas para a independência e qualidade de vida deles”, finaliza.

( Com informações Heloiza Vieira/Reginaldo Rodrigues/Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel