Foto: Assessoria PMU

Saúde

Busca por vacina bivalente é baixa em Umuarama e Saúde reforça importância da vacinação

Imunizantes estão disponibilizados de segunda a sexta em todas as unidades de saúde de Umuarama

Foto: Assessoria PMU
Busca por vacina bivalente é baixa em Umuarama e Saúde reforça importância da vacinação
Redação
OBemdito
26 de janeiro de 2024 07h00

O número de casos de covid-19 em Umuarama tem mantido a média de 3,5 por dia, segundo sistema de controle realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, o número de internamentos também tem sido pequeno. Estes dois fatores devem ser os responsáveis pela baixa procura pelas vacinas contra o coronavírus, em análise do secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

Para se ter uma ideia, durante todo o mês de dezembro de 2023, apenas 452 pessoas foram imunizadas com a vacina bivalente – eficaz exatamente na redução do risco de internações, complicações e mortes por covid-19. “Temos observado que a população em geral já está despreocupada, que nem tem pensado mais em pandemia, em coronavírus, em imunização. Mas isso é um erro, pois devemos ainda tomar cuidados para que essa ‘tranquilidade’ se justifique”, comentou o secretário.

Ele afirma que as vacinas contra a covid, recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte. “Além disso, as vacinas são eficazes na redução da transmissão do vírus. Embora possam não impedir completamente a infecção, as vacinas contribuem para que os sintomas sejam leves ou mesmo ausentes nas pessoas vacinadas que são infectadas. No caso de pessoas com comorbidades crônicas ou graves é ainda mais recomendável essa imunização”, ressalta.

Em Umuarama os imunizantes contra a covid – todas as doses – são disponibilizados nas unidades de saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. “Das 452 doses bivalentes aplicadas em dezembro, a menor faixa etária de vacinação foi no público de 12 a 19 anos e a maior naqueles com 65 a 69 anos. A Vigilância em Saúde está realizando estratégias em conjunto com APS (Atenção Primária em Saúde) para aumento da vacinação, ressaltando sobre a importância da imunização principalmente de crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, informa o secretário.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.