Foto: Assessoria Unipar

Umuarama

Hospital Veterinário da Unipar acolhe gado vítimas de maus-tratos em Umuarama

Espaço prestou atendimento intensivo às 24 cabeças de gado

Foto: Assessoria Unipar
Hospital Veterinário da Unipar acolhe gado vítimas de maus-tratos em Umuarama
Jaqueline Mocelin
OBemdito
3 de agosto de 2021 07h02

O Hospital Veterinário da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, recebeu 24 animais encaminhados pela Polícia Ambiental, após denúncia recebida pela corporação de que o gado sofria maus-tratos.

Segundo explicou a Sargento Emanuele, cinco animais foram encontrados já mortos. Os demais, em situação crítica, muito desidratados e até com anemia, devido à ausência de pasto e alimentação suplementar.

“Eles estavam numa propriedade rural aqui mesmo em Umuarama e mal paravam em pé. O proprietário foi multado em R$ 15 mil e alegou que os animais eram preguiçosos demais para se alimentar, ele é reincidente neste tipo de ocorrência”, pontuou.

De acordo com o Médico Veterinário responsável pelo atendimento desses animais, André Giarola, eles estão recebendo tudo o que há de melhor para voltarem à vida normal, mas ainda há três deles muito debilitados e com risco de morte.

“Além de toda a medicação, alguns também passaram por transfusão de sangue e seguem sendo assistidos pela equipe. Os outros 17, que apresentam uma condição melhor de saúde, devem ser liberados em breve”, declarou.

Alunos do 1º ao 5º ano do curso de Medicina Veterinária se envolveram nos atendimentos, oportunidade prática importante para a formação profissional.

Para o coordenador do Hospital Veterinário, Adriano Martins, esse tipo de parceria com as forças policiais é muito positiva e demonstra a credibilidade do espaço junto à comunidade. É o que pensa também o capitão Alcimar, da Polícia Ambiental, que deixou também um alerta com relação à importância das denúncias neste sentido.

“A população é parceira da polícia e deve denunciar, já que a identidade é sempre preservada. Atendemos às ocorrências através do 181”, destacou o capitão.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.