Cotidiano

Moradores do Belo Monte relatam aparecimento frequente de escorpiões na região

Moradores do Parque Belo Monte, em Umuarama, entraram em contato com OBemdito para relatar o aparecimento frequente de escorpiões amarelos na região. Uma das moradoras, que reside na rua Agenor Zanatto há dez anos, afirma que a situação é preocupante, pois os escorpiões têm sido vistos nos pátios e dentro das casas.

Conforme ela, o último deles foi encontrado nesta quarta-feira (3) pela filha de oito anos, que inclusive já foi picada por um escorpião há cerca de um ano. “Eu tinha acabado de lavar o quintal e ela [filha] foi pegar a bicicleta para brincar e encontrou o escorpião”, contou.

Ao OBemdito, a moradora disse que o local possui muitos terrenos com construção, e alguns deles acumulam entulhos ou mato alto, locais onde normalmente os escorpiões gostam de se esconder. Ela afirma ter comunicado à Vigilância em Saúde Ambiental do município sobre a presença dos animais, mas até o momento, nenhuma ação foi tomada. “Eles só vêm, olham e dizem que está tudo bem, que temos que cuidar dos terrenos. Mas como vou cuidar do terreno do vizinho?”, questiona.

A Prefeitura de Umuarama, informou, através de nota, que realizou buscas na última semana de dezembro, porém não houve nenhuma ação neste início de mês de janeiro. Segundo a nota, “o serviço de Vigilância em Saúde Ambiental informa que na última semana agentes de combate a endemias estiveram no bairro e fizeram vistorias em algumas residências, além de orientar os moradores”. Já nesta semana “não houve busca ativa de escorpiões nessa região.

Ainda conforme a Prefeitura, reclamações ou solicitações de vistoria, devem ser feitas pelo telefone 3639-1930. Com relação ao mato alto, as denúncias devem ser encaminhadas para o setor de fiscalização do Código de Posturas, na Prefeitura, pelo fone 3621-4141.

Características do escorpião amarelo

O escorpião amarelo, caracterizado por pernas e cauda amarelo-claras e tronco escuro, pode atingir até 7 centímetros de comprimento. Seu veneno é injetado por um ferrão na ponta da cauda, podendo causar sintomas como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, que podem durar algumas horas até dois dias. Em casos mais graves, os sintomas podem incluir enjoo, vômitos, dor de cabeça, tonturas, espasmos musculares e queda da pressão, podendo até levar a riscos de morte.

Medidas de prevenção

Medidas preventivas incluem a limpeza periódica de terrenos para evitar acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses locais atraem insetos, principal fonte de alimento dos escorpiões. Além disso, é aconselhável vedar ralos e caixas de gordura, visto que os escorpiões podem entrar nas residências por meio das redes de esgoto. Inseticidas e venenos não são eficazes contra essa espécie.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

6 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

7 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

8 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

8 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais