Foto: Assessoria

Umuarama

Umuarama envia cinco delegados à etapa estadual da Conferência Nacional de Educação

Foto: Assessoria
Umuarama envia cinco delegados à etapa estadual da Conferência Nacional de Educação
Redação
OBemdito
2 de dezembro de 2023 14h00

A Secretaria Municipal de Educação esteve presente, junto com membros de outros segmentos da cidade e região na etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae 2024), realizada nesta semana (dias 27 e 28/11), na sede estadual da APP-Sindicato, em Curitiba.

Umuarama teve cinco participantes entre os cerca de 600 delegados dos mais diversos setores da sociedade, que realizaram debates para construir propostas ao novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, além de eleger os representantes do Paraná à etapa nacional.

Além da secretária municipal de Educação, Mauriza Lima Menegasso, que representou os secretários da região e também fez parte da mesa diretora, em nome da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime), a convite da presidente Márcia Baldini, Umuarama teve ainda Elisângela Reis, Patrícia Abucarma, Janini Barbosa e Tayna Ceccon, eleitos na fase regional.

No evento, Mauriza foi eleita delegada estadual para representar os secretários municipais na conferência nacional e a diretora de Educação de Umuarama, Elisângela Reis, foi escolhida para representar o ensino superior do Estado.

“Estamos muito felizes por termos a oportunidade de fazer parte deste momento histórico, em que as bases são ouvidas e o efetivo processo democrático acontece”, disse a secretária. O Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE) terá como tema “Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

A conferência nacional é o mais importante espaço democrático de reconstrução de consensos entre atores sociais diversos no país, apontando novas perspectivas para organizar o ensino na forma de um Sistema Nacional de Educação (SNE) e também para assegurar as bases constitutivas do PNE para a próxima década.

“A Conae 2024 indica diretrizes, proposições, estratégias e ações concretas para as políticas de Estado, da educação básica e superior, orientadas para a instituição do SNE e a regulamentação da cooperação federativa na educação”, aponta o documento base, foco de ampla discussão nas conferências municipais, intermunicipais e agora na versão estadual.

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE), responsável pela organização da Conae no Paraná, Denise Estorilho Baganha, destacou o retorno da participação social na formulação das políticas educacionais no país e o esforço realizado nas etapas regionais em todo o Estado. “Tivemos 7 mil participantes e 2.752 relatos ao documento de referência produzido pelo Fórum Nacional de Educação. É um trabalho relevante e significativo”, disse.

“O resultado das 32 conferências regionais do Paraná, e dos demais Estados, vai convergir para a etapa nacional da Conae, prevista para janeiro de 2024 em Brasília, quando as contribuições serão juntadas e servirão de base para a formulação do PNE 2024/ 2034 e sua efetiva materialização para a garantia do direito à educação, em defesa de uma educação de qualidade”, completou a secretária Mauriza Lima.

Assessoria PMU

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<