Umuarama

Projeto de Lei visa aumentar transparência das emendas parlamentares destinadas a Umuarama

Um projeto de lei ordinária protocolado na Câmara de Vereadores de Umuarama, no último dia 9 de outubro, pretende proporcionar maior transparência às emendas parlamentares enviadas ao município.

O PLO 88/2023, assinado pelos vereadores Mateus Barreto, Ednei do Esporte e Ana Novais, encontra-se nas comissões permanentes e será submetido à votação assim que passar por toda a tramitação necessária.

A proposição tem como objetivo divulgar o recebimento e a aplicação dos recursos públicos provenientes de emendas de deputados estaduais, federais e senadores recebidos pela prefeitura.

De acordo com a justificativa, as emendas parlamentares têm sido um recurso amplamente utilizado pelos municípios para implementar ações de interesse público e estabelecer um mecanismo que aumente a transparência e garanta acesso dos cidadãos as informações sobre os recursos é importante no contexto atual.

“A proposição se baseia, primeiramente, no artigo 37 da Constituição Federal, o qual determina que a Administração Pública deve obedecer, dentre todos os princípios mencionados, o princípio da publicidade”, destaca a justificativa.

Além disso, de acordo com o projeto, os procedimentos previstos na Lei têm a finalidade de assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados de acordo com os princípios básicos da administração pública, respeitando o preceito geral de divulgação de informações de interesse público e o fomento do controle social da administração pública, entre outros aspectos.

Recentemente, OBemdito produziu uma reportagem sobre os recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares, as chamadas “Emendas Pix”. Ao todo, a cidade foi contemplada com R$ 2,1 milhões. Conforme o vereador Mateus Barreto, o projeto tem como objetivo tornar mais claro quem viabilizou a emenda e para qual área elas serão destinadas.

“O acompanhamento dos recursos provenientes das emendas parlamentares para o Município é um tanto quanto difícil, principalmente as da nova modalidade que chamamos de ‘emendas pix’. Dar transparência a essa questão facilita a fiscalização e a prestação de contas aos cidadãos”, pontuou.

De acordo com a vereadora Ana Novais o “projeto se encontra na Comissão de Justiça e Redação para análise das comissões permanentes”.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

22 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

46 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais