Foto: Danilo Martins/OBemdito
Um projeto de lei ordinária protocolado na Câmara de Vereadores de Umuarama, no último dia 9 de outubro, pretende proporcionar maior transparência às emendas parlamentares enviadas ao município.
O PLO 88/2023, assinado pelos vereadores Mateus Barreto, Ednei do Esporte e Ana Novais, encontra-se nas comissões permanentes e será submetido à votação assim que passar por toda a tramitação necessária.
A proposição tem como objetivo divulgar o recebimento e a aplicação dos recursos públicos provenientes de emendas de deputados estaduais, federais e senadores recebidos pela prefeitura.
De acordo com a justificativa, as emendas parlamentares têm sido um recurso amplamente utilizado pelos municípios para implementar ações de interesse público e estabelecer um mecanismo que aumente a transparência e garanta acesso dos cidadãos as informações sobre os recursos é importante no contexto atual.
“A proposição se baseia, primeiramente, no artigo 37 da Constituição Federal, o qual determina que a Administração Pública deve obedecer, dentre todos os princípios mencionados, o princípio da publicidade”, destaca a justificativa.
Além disso, de acordo com o projeto, os procedimentos previstos na Lei têm a finalidade de assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados de acordo com os princípios básicos da administração pública, respeitando o preceito geral de divulgação de informações de interesse público e o fomento do controle social da administração pública, entre outros aspectos.
Recentemente, OBemdito produziu uma reportagem sobre os recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares, as chamadas “Emendas Pix”. Ao todo, a cidade foi contemplada com R$ 2,1 milhões. Conforme o vereador Mateus Barreto, o projeto tem como objetivo tornar mais claro quem viabilizou a emenda e para qual área elas serão destinadas.
“O acompanhamento dos recursos provenientes das emendas parlamentares para o Município é um tanto quanto difícil, principalmente as da nova modalidade que chamamos de ‘emendas pix’. Dar transparência a essa questão facilita a fiscalização e a prestação de contas aos cidadãos”, pontuou.
De acordo com a vereadora Ana Novais o “projeto se encontra na Comissão de Justiça e Redação para análise das comissões permanentes”.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais