Jonas Julião (piloto), Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil), que estão desaparecidos com a aeronave

Paraná

Avião com umuaramenses desapareceu do radar às 10h, próximo à Serra do Mar

Superintendente do Viaje Paraná e diretor da Casa Civil do governo do Estado iam de Umuarama a Paranaguá

Jonas Julião (piloto), Heitor Genowei Junior (Viaje Paraná) e Felipe Furquim (Casa Civil), que estão desaparecidos com a aeronave
Avião com umuaramenses desapareceu do radar às 10h, próximo à Serra do Mar
Leonardo Revesso
OBemdito
3 de julho de 2023 18h28

Pelo menos duas equipes aéreas realizam buscas à aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de propriedade particular, que decolou às 7h50 da manhã desta segunda-feira (3) do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, e não chegou ao destino, em Paranaguá, no litoral paranaense.

O avião desapareceu do radar próximo à Serra do Mar. A última comunicação feita pelo piloto foi feita às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.

Os umuaramenses que embarcaram na aeronave são Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste e o piloto Jonas Borges Julião.

Genowei Junior, o Juninho do Posto, como é popularmente conhecido, e Furquim tinham compromisso de trabalho em Paranaguá. Por vários anos, Furquim esteve à frente do escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra).

Juninho faz parte de uma família que responsável por uma importante rede de postos de combustíveis em Umuarama. Tanto ele quanto Furquim são conhecidos pela aproximação com o governador Ratinho Junior, a quem são leais politicamente. 

A região da Serra é formada por uma densa mata atlântica fechada. A noite chega mais rápido ao local, o que dificulta as buscas. 

A Infracea Aeroportos, administradora do Aeroporto de Umuarama-PR, emitiu nota informando que entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) assim que recebeu o comunicado de que a aeronave não realizou o pouso planejado.

A empresa afirmou que está colaborando com o órgão de Investigação, onde estão concentradas as informações oficiais.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.