Saúde

Aumentam os casos de pessoas com síndromes gripais em Umuarama, alerta Secretaria de Saúde

O número de pessoas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) mais que dobrou nos últimos dias, tanto nas unidades de saúde quanto no Pronto Atendimento (PA), fato que coloca a Secretaria Municipal de Saúde em estado de alerta. O aumento significativo de casos de bronquiolite, por exemplo, sugere que a população deve redobrar os cuidados, principalmente com a chegada do frio.

Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde, explica que cerca de 40% dos pacientes que buscam por atendimento têm o resultado confirmado para SRAG, que podem ser Influenza A, Influenza B, vírus sincicial respiratório (VSR) e SarS-CoV-2 (covid-19). “Os casos mais comuns são de bronquiolite, que é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. É causada por vírus e o mais frequente é o sincicial respiratório, principalmente nos meses frios”, detalha.

Ele conta que segundo o último Infogripe, boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), existe o mesmo alerta para a presença do vírus Influenza A entre a população adulta e entre crianças. “É preciso ficar muito atento pois há muitos casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em que os pacientes não apresentaram febre, mas que tiveram o quadro complicado, principalmente entre os que não estavam imunizados”, relata.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, acrescenta que a bronquiolite, ou síndrome sincicial, é um vírus respiratório comum, que geralmente causa sintomas leves e semelhantes ao resfriado. “A maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, mas o VSR pode ser grave, especialmente para bebês e idosos, por isso é fundamental que todos tomem a vacina contra a Influenza, que está disponível em todas as unidades de saúde do município, para todas as pessoas com idade acima de seis meses”, observa.

Sandra reforça que o cenário de manutenção da presença de casos de SRAG e o aumento recente de casos confirmados de Influenza A, reforça a importância da adesão à campanha de vacinação tanto contra a covid, quanto contra a gripe. “Desde que iniciamos a campanha de vacinação contra a gripe, em março, 24.610 pessoas foram imunizadas. Esse número precisa aumentar, principalmente agora que há vacinas para todos”, adverte.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais