Saúde

Aumentam os casos de pessoas com síndromes gripais em Umuarama, alerta Secretaria de Saúde

O número de pessoas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) mais que dobrou nos últimos dias, tanto nas unidades de saúde quanto no Pronto Atendimento (PA), fato que coloca a Secretaria Municipal de Saúde em estado de alerta. O aumento significativo de casos de bronquiolite, por exemplo, sugere que a população deve redobrar os cuidados, principalmente com a chegada do frio.

Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde, explica que cerca de 40% dos pacientes que buscam por atendimento têm o resultado confirmado para SRAG, que podem ser Influenza A, Influenza B, vírus sincicial respiratório (VSR) e SarS-CoV-2 (covid-19). “Os casos mais comuns são de bronquiolite, que é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. É causada por vírus e o mais frequente é o sincicial respiratório, principalmente nos meses frios”, detalha.

Ele conta que segundo o último Infogripe, boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), existe o mesmo alerta para a presença do vírus Influenza A entre a população adulta e entre crianças. “É preciso ficar muito atento pois há muitos casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em que os pacientes não apresentaram febre, mas que tiveram o quadro complicado, principalmente entre os que não estavam imunizados”, relata.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, acrescenta que a bronquiolite, ou síndrome sincicial, é um vírus respiratório comum, que geralmente causa sintomas leves e semelhantes ao resfriado. “A maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, mas o VSR pode ser grave, especialmente para bebês e idosos, por isso é fundamental que todos tomem a vacina contra a Influenza, que está disponível em todas as unidades de saúde do município, para todas as pessoas com idade acima de seis meses”, observa.

Sandra reforça que o cenário de manutenção da presença de casos de SRAG e o aumento recente de casos confirmados de Influenza A, reforça a importância da adesão à campanha de vacinação tanto contra a covid, quanto contra a gripe. “Desde que iniciamos a campanha de vacinação contra a gripe, em março, 24.610 pessoas foram imunizadas. Esse número precisa aumentar, principalmente agora que há vacinas para todos”, adverte.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Idoso morre após atropelamento em estrada rural de Francisco Alves

Um homem de 64 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta em uma estrada…

8 minutos ago

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

9 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

10 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

11 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

12 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais