Foto: Assessoria
Você com certeza já ouviu aquela frase: “em um minuto tudo pode muda”. E é partindo desse princípio, que o projeto Hora Dourada vem salvando a vida de muitas crianças e jovens da Uopeccan em até 60 minutos. Implantado na instituição em abril de 2022, o projeto completa seu primeiro ano de muitos resultados positivos.
Afinal, o Hora Dourada tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes que fazem tratamento oncológico quimioterápico. “Vimos que realmente está mudando a vida das nossas crianças, porque chegar aqui e fazer um antibiótico na primeira hora é fundamental para evitar maiores complicações a elas. Por isso que se chama Hora Dourada, a hora da salvação”, contou a médica Carmem Fiori.
O projeto Hora Dourada visa aplicar a 1ª dose de antibiótico venoso em menos de 60 minutos em pacientes que chegam ao hospital com febre, ou que apresentam durante o período de espera, igual ou superior a 37.8ºC.
Essa agilidade beneficia não só a crianças ou jovens que estão precisando do atendimento, mas sim, toda a família, como lembrou a mãe da paciente Rebeca, Paula Regina Cardoso: “eu acho fundamental [o projeto], porque é uma situação bem delicada. Ficamos com os nervos à flor da pele em ver a emergência do filho e só o fato de você saber que estará bem amparado, chegar e já ser atendido é muito importante.”
Desde o início do projeto até hoje, 78 pacientes foram atendidos seguindo o protocolo do Hora Dourada. E graças ao trabalho da equipe de enfermagem, a Uopeccan já está há quatro meses dentro da meta dos 70% de crianças recebendo o antibiótico em até 60 minutos.
Ainda de acordo com a médica Carmem Fiori, todos os colaboradores do hospital abraçaram a causa e para conseguir se manter acima da média, os treinamentos da equipe vão continuar para melhorar o atendimento cada dia mais. “Para a equipe de enfermagem e de acolhimento ao paciente, fazer parte desse projeto é muito valioso, pois traz benefícios imensos ao paciente.
O som do dourado, do ouro, de valorar isso, é o que motiva a todo mundo a fazer bem feito e rapidinho”, completou a Gerente Serviços de Saúde, Gladys Mari Rodrigues. O Hora Dourada surgiu por meio de uma colaboração internacional entre o Institute for Healthcare Improvement, St. Jude Children’s Research Hospital e mais 85 hospitais na América Latina.
A Uopeccan faz parte dos nove hospitais brasileiros beneficiados pelo Projeto Hora Dourada e é o único da região sul, que prioriza o atendimento médico aos pacientes de 0 a 19 anos, em tratamento oncológico-hematológico com a equipe da oncopediatria.
Você já pensou como um simples termômetro, pode salvar vidas? Sim, mas a falta do objeto em casa, era uma das principais queixas dos responsáveis pelos pacientes para ter certeza do seu estado febril.
Diante desse cenário e como forma de agilizar o atendimento e, seguir o protocolo do Hora Dourada, a Uopeccan contou com a ajuda do Rotary Club Harmonia e da empresa Dimebras Distribuidora de Medicamentos, que doaram 100 termômetros para o hospital.
“O Rotariano Helder Vieira buscou a contribuição financeira entre os nossos companheiros do club para adquirir os termômetros. Nesse processo, encontrou a empresa que também aderiu ao projeto e nos presentou com um termômetro doado para cada outro comprado”, explicou Gladys.
Segundo o presidente do Rotary de Cascavel Harmonia, Kleriston Pessoa, as doações vão continuar a cada trimestre, fortalecendo o compromisso com este projeto: “o nosso club já se comprometeu a manter essas doações. É uma coisa tão importante, e simples, um valor irrisório quando se trata de salvar uma vida ou pelo menos encurtar o sofrimento de alguém que já está passando por um tratamento complicado”.
O empresário Rodrigo Bevilaqua, fez questão de conhecer o projeto pessoalmente e também reforçou que irá continuar ajudando o hospital: “viemos aqui conhecer o projeto e fazer a doação para a instituição e no que a gente puder estar ajudando, vamos através das empresas e rotarianos, fazer esse apoio a Uopeccan”.
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais