Foto: Danilo Martins/OBemdito
A boca é a entrada para diversos nutrientes no organismo, mas também, para a entrada de doenças, como é caso do câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer).
Vinte de março é celebrado como o Dia Mundial da Saúde Bucal, data que possui como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de uma boa alimentação, higienização bucal correta e, especialmente, sobre reduzir ou abandonar vícios nocivos, como cigarro e alcoolismo.
“O câncer bucal está intimamente correlacionado com o hábito de fumo e o consumo de bebidas alcoólicas diários por muitos anos, assim como um estado nutricional precário tem demonstrando ser outro fator relevante. Um meio bucal saudável é imprescindível, pois traumas recorrentes, como os causados por próteses antigas e desajustadas, em associação com os hábitos nocivos, como o fumo e álcool, podem levar ao desenvolvimento dessa patologia”, alerta o Cirurgião Bucomaxilofacial da Uopeccan de Cascavel, Jean Carlos Della Giustina.
O profissional salienta que esta doença se manifesta em pessoas entre a 4ª e 5ª década de vida, sendo que os homens são os mais acometidos. No entanto, as mulheres têm representado números expressivos nas estatísticas, visto que estão consumindo mais cigarro e álcool. De acordo com o INCA no ano de 2020, foram estimados 11.180 homens e 4.010 mulheres acometidos pela doença.
Outros fatores de risco igualmente devem chamar a atenção: mascar tabaco, infecção pelo HPV tipo 16, excesso de gordura corporal, idade, imunossupressão. Quem se encaixa no grupo, deve ficar atento aos principais sintomas: “o câncer oral se caracteriza por uma lesão ulcerada de bordas endurecidas, que sangra facilmente e que não cicatriza em 15 dias, ou seja, feridas. Assim como lesões em forma de placas brancas ou vermelhas”, explica o Dr. Jean Carlos Della Giustina.
O profissional finaliza com um alerta: se uma lesão na cavidade oral não cicatrizar em 15 dias, é essencial buscar um profissional, como o cirurgião Bucomaxilofacial e o cirurgião de Cabeça e Pescoço para uma avaliação.
Pessoas que desejam parar de fumar e também aquelas que possuem dificuldade para abandonar o hábito, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) mais próximo e solicitar o tratamento de tabagismo, que faz parte do SUS e inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e abordagem medicamentosa, em casos necessários.
(Assessoria Uopeccan)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais