Umuarama

Workshop realizado desperta o empreendedorismo entre as mulheres de Umuarama

Cerca de 25 mulheres, entre mães e adolescentes atendidas pelos programas sociais do município, participaram do evento ‘Voa Mulher – Workshop de empreendedorismo feminino’, realizado pelo Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) em parceria com o Instituto Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), na tarde da última terça-feira, 21.

Aberto pela secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, o evento teve a organização da chefe da Divisão da Juventude e coordenadora do Ceju, Roselene de Souza. “A ideia foi levar um pouco mais de conhecimento às mentes femininas que sonham em empreender, neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A palestra mostrou que ser empreendedora é questão de atitude e trouxe motivação para os primeiros passos”, afirmou a secretária.

A agente de apoio estratégico do Instituto Sicoob, Allana Basso, contou um pouco da superação das mulheres no empreendedorismo, desafios que dificultam o sucesso e dicas de educação financeira para quem quer uma transformação em sua vida. “O empreendedorismo está relacionado ao jeito de ser e de agir, frente às oportunidades e desafios”, relatou.

Esta iniciativa é vista como ferramenta de mudança de vida. “As mulheres empreendedoras criam um ciclo virtuoso em seu entorno: a educação dos filhos é priorizada, olham com atenção para a comunidade e na família aportam recursos para seus familiares. É possível observar um fortalecimento em rede, com melhor divisão de recursos financeiros”, explanou Allana Basso.

De acordo com o Sebrae, empreendedorismo é um meio de transformação econômica, social e profissional, além de gerar uma mudança pessoal na vida das mulheres, fortalecendo o senso de capacidade, autonomia e independência.

“Não precisamos ter um negócio para que sejamos empreendedoras, basta ter participação ativa na sociedade ou em qualquer esfera da vida”, disse. “Temos empreendedoras donas de negócios, outras em suas famílias, em seu trabalho, na sua profissão”, completou.

Ao final, Allana Barros destacou que “as mulheres são organizadas e trabalham muito para conquistar seus direitos, influenciando políticas públicas que auxiliem na redução dos ciclos de violência e no empoderamento de outras mulheres para uma sociedade mais justa, feliz, equilibrada e com melhores oportunidades para todos”.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais