Saúde

Paraná recebe primeira remessa das doses da vacina bivalente contra Covid

A Secretaria estadual da Saúde recebeu nesta quarta-feira (08) a remessa com 32.400 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. É o primeiro lote para a Campanha Nacional de Vacinação 2023, que começa no final deste mês. As doses são destinadas para o reforço de grupos prioritários. Além desta remessa, outras 997.476 doses estão previstas para as próximas semanas para a primeira fase da campanha.

Conforme estipula o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta etapa serão vacinadas as pessoas de 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Outras quatro fases devem completar o cronograma para o reforço da vacinação contra a Covid-19.

Os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde utilizam as cepas originais do Sars-CoV-2 e as cepas BA.1 e BA.4/BS.5, que são sublinhagens da variante Ômicron, predominante no mundo. As principais características da nova vacina são: o imunizante já vem diluído, a tampa do frasco (com seis doses) é de cor cinza; cada dose deve conter 0,3 ml e só pode ser utilizada como reforço.

O envio das remessas de forma fracionada é uma estratégia do governo federal para garantir o armazenamento dos frascos na Rede de Frios estadual, já que o quantitativo ultrapassa mais de um milhão de doses. “Essas vacinas atualizadas trazem uma proteção mais abrangente para o público-alvo. Não mediremos esforços para que as doses sejam entregues nas Regionais de Saúde o quanto antes”, afirmou o secretário da Saúde, César Neves.

As pessoas elencadas no grupo prioritário devem ter o esquema vacinal primário completo (primeira e segunda doses). Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que receberam somente uma dose da vacina monovalente, devem se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente. “É importante que as pessoas que não se encaixam no grupo prioritário para receber a bivalente, também deem continuidade à imunização com a monovalente”, ressaltou o secretário.

Etapas

A segunda etapa da campanha nacional está prevista para a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira etapa abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase será voltada à vacinação de pessoas com deficiência permanente.

Agência Estadual

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais