FOTO: Agência Estadual de Notícias
A situação do nível dos rios do Paraná é disponibilizada de maneira online e atualizada toda quinta-feira pelo Instituto Água e Terra (IAT), através da ferramenta Hidroinfoparana. O IAT é um órgão estadual vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Para fazer a consulta basta acessar o site do Instituto, clicar em “Monitoramento” e em seguida em Monitoramento Hidrométrico.
Um painel geográfico mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado. De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, com a ferramenta o é possível comunicar à população como estão se comportando os recursos hídricos do Estado.
“O objetivo do Hidroinfoparana é trazer essas informações pincipalmente neste período em que vivemos uma crise hídrica e fica mais fácil para a população entender as medidas que tomamos durante a gestão dos recursos hídricos”, disse.
Uma das medidas impactadas em função da baixa do nível dos rios é a proibição da pesca, por exemplo. As estações mostram em que altura está o nível do rio, indicando o quanto choveu no período.
“É uma forma, também, de cumprir com o nosso papel de dar transparência para a população, mesmo porque a ajuda da sociedade é fundamental para superar a crise hídrica em que vivemos atualmente”, explicou a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.
MONITORAMENTO –De acordo com o gerente de monitoramento e fiscalização do IAT, Alvaro Goes, os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas (ANA), da Copel e de outras concessionárias de geração de energia.
“Atualmente, o IAT conta com 80 estações telemétricas que mostram de forma remota e em tempo real em que altura está o nível do rio e mais 450 estações de medição manual”, disse. Um sensor instalado nos rios monitorados emite informações a um equipamento que, por sua vez, as repassa via satélite.
A média semanal é atualizada toda quinta-feira. As estações onde o nível está acima da cota média são mostradas em verde, enquanto as que estão abaixo da média são mostradas em vermelho.
As informações de chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados com filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação.
(Agência Estadual de Notícias)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais