Foto: Reprodução

Política

Manifestantes pedem que vereadores revejam aumento de cadeiras e de salários em Umuarama  

Os PLs foram aprovados durante sessões extraordinárias realizadas no dia 11 de novembro

Manifestantes pedem que vereadores revejam aumento de cadeiras e de salários em Umuarama  
Redação
OBemdito
22 de novembro de 2022 10h39

Um grupo de pessoas esteve na Câmara de Vereadores de Umuarama na noite desta segunda-feira (21) para protestar contra decisões recentes tomadas pela Casa. Com cartazes, eles interromperam diversas vezes a sessão para protestar contra a aprovação de dois Projetos que permitiram o aumento das atuais 10 para 17 cadeiras e o reajuste dos salários dos vereadores a partir de 2025.

Em um dos momentos, uma das manifestantes pede para que os vereadores pautem novamente os projetos e também pede explicações para a mesa diretora. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara, a sessão aconteceu de forma normal, da mesma forma, foi assegurado o direito de livre manifestação da população previsto na Constituição Federal.

O grupo pedia explicações sobre o Projeto de Emenda 3/2017, que aumentou o número de cadeiras e o Projeto de Lei Ordinária 121/2022 que fixou os subsídios dos vereadores e presidente da Câmara Municipal de Umuarama para 2025.

Os PLs foram aprovados com apenas dois votos contrários durante sessões extraordinárias realizadas no dia 11 de novembro. Depois das decisões alguns vereadores explicaram seus votos.

Recentemente um outro grupo de pessoas havia se reunido com vereadores para pedir que as decisões fossem revistas, mas de acordo com o presidente da Casa, Fernando Galmassi, os projetos foram aprovados dentro da legalidade e os vereadores não tem porque rever as decisões.

Nesta terça-feira (22), o OBemdito tentou contato novamente com o presidente do Legislativo para saber como ele avalia os protestos ocorridos durante a sessão, no entanto, a informação é de que o vereador viajou para a Capital do Estado e só deve voltar na sexta-feira (25).

Outros projetos

Na pauta da sessão desta segunda-feira, haviam três projetos, entre eles, o PL 101/2022, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2023, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que após sua terceira publicação, agora deverá ser votada.

O PL recebeu 35 emendas que agora serão analisadas. A expectativa é de que o Projeto seja votado nas próximas sessões, visto que o Legislativo entra em recesso no dia 15 de dezembro. A LOA precisa ser aprovada ainda este ano.

Já os outros dois Projetos, o 109/2022, altera a Lei Municipal n° 4.295, de 24 de agosto de 2018, que instituiu o Programa Habita Umuarama e, o 110/2022, autoriza o Poder Executivo a manter a presença de um profissional de enfermagem nas unidades da rede pública municipal de Centros de Educação Infantil e Escolas de Educação Infantil. Os dois passaram em primeira discussão.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.