Foto: Assessoria PMU
A sífilis é uma doença que persiste na humanidade desde a Idade Média. Causada pela bactéria Treponema pallidum, em Umuarama foram registrados 58 casos de janeiro até agora, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (21) pelo do Ambulatório de Infectologia, que realizou uma série de ações durante o mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Sífilis.
Com o objetivo de levar informação à população, profissionais do Ambulatório de Infectologia promoveram rodas de conversas, palestras, orientações e realizaram testagens rápidas como parte das atividades de prevenção da doença.
“Registramos 49 casos de sífilis adquirida, sete casos em gestantes e dois casos congênitos. É uma doença curável e exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado”, detalha o médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, Ricardo Delfini Perci.
No dia 13, a psicóloga Lucineia Ceolin falou com adolescentes e jovens do Cense (Centro de Socioeducação) e hoje ela apresentou uma palestra para profissionais e internos do Hospital Psiquiátrico Santa Cruz, detalhando que os casos mais graves envolvem gestantes, pois a doença sexualmente transmissível (DST) pode ser passada ao feto em qualquer momento durante a gravidez ou no parto.
“Há altos riscos de sequelas no bebê como má-formação, deformidades ósseas, cegueira, surdez, problemas neurológicos, morte neonatal etc”, alerta.
Já no dia 14, profissionais de saúde do Ambulatório de Infectologia realizaram orientação e testagem rápida nos moradores da Apromo Albergue, trabalho repetido no dia 18 com os usuários do CAPS-AD (Centro de Referência em Assistência Psicossocial – Álcool e Drogas).
“O Dia Mundial de Combate à Sífilis é no dia 19 de outubro, mas abordamos o tema de prevenção durante todo o ano. Estamos sempre em alerta na luta para reduzir cada vez mais o número de casos na cidade”, comenta Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia.
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais