Operação GPS-5 cumpre cerca de 65 mandados de prisão no Paraná, incluindo em Umuarama
Mais de 65 pessoas que cumprem penas no regime aberto foram novamente detidas durante a megaoperação GPS-5, que é realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SESP-PR). As prisões estão ocorrendo em 10 cidades do Paraná, incluindo Umuarama, nesta quinta-feira (1º).
Conforme divulgado pelo site Banda B, o objetivo é cumprir mandados de prisão contra os condenados que romperam as tornozeleiras eletrônicas que os monitoravam.
A operação foi feita por equipes do Deppen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná) e as polícias Civil e Militar dos municípios envolvidos. Após constatarem o descumprimento de medidas judiciais, foram expedidos os mandados de prisões com o objetivo de encontrá-los.
“É uma operação importante para demonstrarmos a moralização do uso da tornozeleira. É importante dizer que o equipamento é eficaz no controle do indivíduo que está no final da pena ou está com um crime de menor relevância”, destacou Osvaldo Machado, diretor do Deppen.
A operação aconteceu em Curitiba e em cidades da região metropolitana, mas também em Foz do Iguaçu, Guarapuava, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Umuarama e Ponta Grossa.
A operação
O nome GPS-5, de acordo com o secretário de segurança pública da Segurança Pública, Wagner Mesquita, acontece por conta da quinta edição desta megaoperação. Ele também valorizou o uso das tornozeleiras no estado, que possui mais de 12 mil monitorados.
Os suspeitos localizados na Operação podem retornar para o regime fechado. A avaliação é feita caso a caso pela Justiça.
(Informações: Banda B)





