Saúde

Dia do Nutricionista: conheça a atuação do profissional dentro do hospital Uopeccan

Durante o tratamento oncológico, é preciso contar com uma equipe multidisciplinar, responsável por cuidar do paciente de diferentes formas. E um desses profissionais é o nutricionista, que pode atuar em duas vertentes dentro do hospital: área clínica ou de produção (cozinha).

“Na clínica é feito o acompanhamento diário do paciente, em especial o que está em uso de suplementos e dieta enteral (alimento ofertado através de sonda), realizamos a orientação de alta, dando todo o suporte ao paciente para dar segmento a alimentação no período pós-internamento e atendimento ambulatorial, auxiliando na melhora de hábitos alimentares.

Na cozinha, a nutricionista responsável elabora o cardápio servido a todos os pacientes e colaboradores, cuida de todos os processos de ressuprimento e coordenação do pessoal envolvido no setor”, explica a nutricionista do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel Cleide Kerber.

Dessa forma, o profissional desenvolve cardápios específicos para os pacientes. “As dietas são pensadas de acordo com a patologia e necessidades nutricionais de cada paciente, de forma que trago um conforto com um prato harmonizado e completo nutricionalmente, dando preferência para alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, leite e derivados), frutas, verduras e legumes”, destaca a nutricionista do Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama Mariana Albuquerque.

Neste dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista, no Complexo Hospitalar Uopeccan, existem 9 nutricionistas, que trabalham diariamente para manter a rotina de alimentação dos pacientes saudável e compatível com o tratamento que cada um realiza.

“O paciente oncológico está exposto às diversas alterações no organismo em decorrência da progressão da doença, é fundamental que a sua alimentação esteja equilibrada a fim de manter os nutrientes que favorecerão a manutenção de peso, massa muscular e qualidade de vida.

É comum que os pacientes sintam incômodos em relação aos efeitos dos tratamentos, assim, a intervenção nutricional garante um estado nutricional adequado ao paciente e o fortalecimento do sistema imunológico”, detalha Cleide, sobre a importância da alimentação durante o tratamento.

Mariana finaliza destacando também a importância do profissional: “o nutricionista vai prevenir ou corrigir desnutrição, sarcopenia (perda de massa), evitar complicações metabólicas… ou seja, garantir a assistência nutricional e a segurança alimentar”.

Alimentos fora da dieta são permitidos?

Tudo vai depender de cada caso. Dessa forma, ao receber doações de alimentos que não fazem parte da rotina, como doces, chocolates, a equipe de nutrição faz uma análise de cada paciente e oferece o alimento para aqueles que não terão complicações no tratamento, tornando o processo mais leve e humanizado.

(Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

22 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

43 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais