Saúde

Dia do Nutricionista: conheça a atuação do profissional dentro do hospital Uopeccan

Durante o tratamento oncológico, é preciso contar com uma equipe multidisciplinar, responsável por cuidar do paciente de diferentes formas. E um desses profissionais é o nutricionista, que pode atuar em duas vertentes dentro do hospital: área clínica ou de produção (cozinha).

“Na clínica é feito o acompanhamento diário do paciente, em especial o que está em uso de suplementos e dieta enteral (alimento ofertado através de sonda), realizamos a orientação de alta, dando todo o suporte ao paciente para dar segmento a alimentação no período pós-internamento e atendimento ambulatorial, auxiliando na melhora de hábitos alimentares.

Na cozinha, a nutricionista responsável elabora o cardápio servido a todos os pacientes e colaboradores, cuida de todos os processos de ressuprimento e coordenação do pessoal envolvido no setor”, explica a nutricionista do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel Cleide Kerber.

Dessa forma, o profissional desenvolve cardápios específicos para os pacientes. “As dietas são pensadas de acordo com a patologia e necessidades nutricionais de cada paciente, de forma que trago um conforto com um prato harmonizado e completo nutricionalmente, dando preferência para alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, leite e derivados), frutas, verduras e legumes”, destaca a nutricionista do Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama Mariana Albuquerque.

Neste dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista, no Complexo Hospitalar Uopeccan, existem 9 nutricionistas, que trabalham diariamente para manter a rotina de alimentação dos pacientes saudável e compatível com o tratamento que cada um realiza.

“O paciente oncológico está exposto às diversas alterações no organismo em decorrência da progressão da doença, é fundamental que a sua alimentação esteja equilibrada a fim de manter os nutrientes que favorecerão a manutenção de peso, massa muscular e qualidade de vida.

É comum que os pacientes sintam incômodos em relação aos efeitos dos tratamentos, assim, a intervenção nutricional garante um estado nutricional adequado ao paciente e o fortalecimento do sistema imunológico”, detalha Cleide, sobre a importância da alimentação durante o tratamento.

Mariana finaliza destacando também a importância do profissional: “o nutricionista vai prevenir ou corrigir desnutrição, sarcopenia (perda de massa), evitar complicações metabólicas… ou seja, garantir a assistência nutricional e a segurança alimentar”.

Alimentos fora da dieta são permitidos?

Tudo vai depender de cada caso. Dessa forma, ao receber doações de alimentos que não fazem parte da rotina, como doces, chocolates, a equipe de nutrição faz uma análise de cada paciente e oferece o alimento para aqueles que não terão complicações no tratamento, tornando o processo mais leve e humanizado.

(Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais