Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) implantou um novo ponto de apoio ao ciclista. A exemplo do primeiro, criado na Praça Portugal (em Umuarama), agora a galera do pedal também contará com uma base de apoio na Praça Curitiba, no distrito de Lovat.
A ideia é incentivar o ciclismo como hábito de vida, combater o sedentarismo e atrair ainda mais praticantes.
Diariamente, mais de 300 ciclistas passam pela Portugal em direção a estradas rurais utilizadas para passeio – incluindo a Estrada Velha, que liga ao distrito. “Nos finais de semana este número é ainda maior, com presença até mesmo de pessoas de outros municípios. Pensando nisso criamos o primeiro Ponto do Ciclista e agora decidimos implantar outro ponto em Lovat”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Jeferson Ferreira.
Além de serem pontos de encontro dos adeptos do pedal, os locais contam com alguns equipamentos estruturais – bicicletário, bebedouro, calibrador digital de pneus e ferramentas básicas, além de bancos e mesas para o descanso. “Na Praça Portugal temos ainda um painel com as 10 principais rotas de trajetos pela área rural do nosso município”, acrescentou.
Seguindo a linha do prefeito Hermes Pimentel, o objetivo maior é despertar o gosto pela atividade física, na busca da melhora da saúde e da qualidade de vida. Os pontos de apoio estão se tornando referência entre os ciclistas da cidade e região. “As pedaladas (diárias ou semanais) proporcionam experiências de superação e companheirismo, além de promover mudanças psicológicas positivas e ainda valorizar o meio ambiente”, completou Jefinho.
CICLORROTAS
Um dos destinos preferidos para pedaladas em Umuarama é o distrito de Lovat (via Avenida Portugal, rodovia PR-482 e Estrada Pioneiro). A Smel implantou um painel com as 10 principais rotas de ciclismo na Praça Portugal, com percursos e distâncias auferidas pela equipe técnica. Cada rota dispõe de um QR Code com informações detalhadas, que pode ser escaneado pelos ciclistas com o telefone celular.
As rotas pré-definidas são CityTour (25 km de extensão em ciclovias urbanas); Lovat (também 25 km); Bairro Cione (46 km); “Casa mal-assombrada” (Estrada Cedro, com 33 km); Cachoeira Avatar (Serra dos Dourados, com 63 km); Lote Oito (80 km); Graminha (estradas Jaborandi e Boiadeira, 37 km); Vermelha e Amarela (44 km); Estradas Dias e Moema (33 km); e o percurso mais extenso, de 114 km, até o Salto Paiquerê, no rio Goioerê (divisa dos municípios de Mariluz e Alto Piquiri).
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais