Umuarama

Umuarama: Idosos têm aulas de meditação em movimento e sentem benefícios na saúde

Idosos de grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa (SCFVI) tiveram uma experiência diferente nesta semana. Eles participaram de uma meditação em movimento que ajuda a proporcionar o equilíbrio físico, mental e espiritual – a dança circular, realizada na última quinta-feira, no salão da Paróquia São Lucas, no Jardim São Cristóvão.

A atividade completa o planejamento que a cuidadora de idosos Niuslene Aparecida Tasca organizou para este mês, pensando na saúde e no bem-estar dos idosos, e a aprovação foi geral.

“Convidamos a professora Bruna Rabelo, do espaço holístico Amale, conhecedora desta prática que traz vários benefícios e não tem contraindicações. São coreografias revisadas por fisioterapeutas e os idosos simplesmente amaram”, disse a coordenadora do SCFVI, a psicóloga Débora Cristina da Mata.

O sucesso foi tanto que todos os participantes perguntaram quando será a próxima dança, acrescentou a coordenadora.

“A identificação dos idosos com a prática foi excelente. Eles disseram que ela acalma e proporciona alegria. As coreografias de baixa e média complexidade deixaram uma vivência muito positiva e vemos os benefícios imediatamente, através do bem-estar demonstrado pelos participantes. Pelos relatos, eles se sentiram bem, relaxados, foi praticamente uma meditação”, completou.

A cuidadora Niuslene Tasca lembrou que a dança pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e condição física, inclusive gestantes e mães com bebês de colo. “Não é necessário nenhuma experiência anterior com dança ou ritmos e os homens também são bem-vindos na roda”, acrescentou.

A professora Bruna Rabelo disse que a dança circular desenvolve a consciência corporal, proporciona flexibilidade e melhora a coordenação motora, especialmente na terceira idade. “Além disso, fortalece o sendo de lateralidade e espaço, amplia a atenção, a percepção, a concentração e a memória, beneficiando também a autoestima, a confiança e o autoconhecimento, aliviando o estresse e a ansiedade”, afirmou.

“É uma prática muito indicada para quem enfrenta a depressão, pois desperta a alegria e a vontade de viver”, completou a professora, que também é enfermeira.

“A atividade ainda não é uma prática contínua, mas pelos resultados certamente queremos promover novos encontros com os idosos, pois as práticas integrativas de saúde trazem muitos benefícios para os idosos”, completou a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Carro de Umuarama capota após colisão na PR-486; casal e crianças ficaram feridos

Honda City com placas de Umuarama levava um homem, uma mulher e duas crianças; ocupantes…

19 minutos ago

Discussão por conserto de carro termina em ameaça e mobiliza PM em Douradina

Desentendimento ocorreu após cliente reclamar do serviço e de divergências envolvendo valores e uma peça…

29 minutos ago

Golpes do Pix causam prejuízo de R$ 32,8 mil na região de Umuarama

Criminosos usaram falsas promessas de prêmio e de encerramento de ação judicial para enganar vítimas…

56 minutos ago

PM realiza Operação Lei Seca em Umuarama durante a madrugada

Fiscalização ocorreu na Avenida Paraná, na Zona Dois, entre a noite de sexta-feira (21) e…

1 hora ago

Engavetamento entre caminhões e moto deixa feridos na PR-323 em Umuarama

Acidente envolveu três veículos na manhã de sexta-feira (21), em Umuarama; dois condutores foram encaminhados…

2 horas ago

Umuarama realiza Dia D de multivacinação neste sábado em todas as UBS do município

Todas as UBS do município terão salas de vacinação abertas das 8h às 17h; campanha…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais