Umuarama

Umuarama: Idosos têm aulas de meditação em movimento e sentem benefícios na saúde

Idosos de grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa (SCFVI) tiveram uma experiência diferente nesta semana. Eles participaram de uma meditação em movimento que ajuda a proporcionar o equilíbrio físico, mental e espiritual – a dança circular, realizada na última quinta-feira, no salão da Paróquia São Lucas, no Jardim São Cristóvão.

A atividade completa o planejamento que a cuidadora de idosos Niuslene Aparecida Tasca organizou para este mês, pensando na saúde e no bem-estar dos idosos, e a aprovação foi geral.

“Convidamos a professora Bruna Rabelo, do espaço holístico Amale, conhecedora desta prática que traz vários benefícios e não tem contraindicações. São coreografias revisadas por fisioterapeutas e os idosos simplesmente amaram”, disse a coordenadora do SCFVI, a psicóloga Débora Cristina da Mata.

O sucesso foi tanto que todos os participantes perguntaram quando será a próxima dança, acrescentou a coordenadora.

“A identificação dos idosos com a prática foi excelente. Eles disseram que ela acalma e proporciona alegria. As coreografias de baixa e média complexidade deixaram uma vivência muito positiva e vemos os benefícios imediatamente, através do bem-estar demonstrado pelos participantes. Pelos relatos, eles se sentiram bem, relaxados, foi praticamente uma meditação”, completou.

A cuidadora Niuslene Tasca lembrou que a dança pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e condição física, inclusive gestantes e mães com bebês de colo. “Não é necessário nenhuma experiência anterior com dança ou ritmos e os homens também são bem-vindos na roda”, acrescentou.

A professora Bruna Rabelo disse que a dança circular desenvolve a consciência corporal, proporciona flexibilidade e melhora a coordenação motora, especialmente na terceira idade. “Além disso, fortalece o sendo de lateralidade e espaço, amplia a atenção, a percepção, a concentração e a memória, beneficiando também a autoestima, a confiança e o autoconhecimento, aliviando o estresse e a ansiedade”, afirmou.

“É uma prática muito indicada para quem enfrenta a depressão, pois desperta a alegria e a vontade de viver”, completou a professora, que também é enfermeira.

“A atividade ainda não é uma prática contínua, mas pelos resultados certamente queremos promover novos encontros com os idosos, pois as práticas integrativas de saúde trazem muitos benefícios para os idosos”, completou a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais