Umuarama

Samu anuncia paralisação em Umuarama devido a falta de leitos nos hospitais

O Samu pode paralisar a qualquer momento a prestação de serviços no município de Umuarama. Segundo o coordenador médico Alain Barros Correa, não há mais o que fazer diante da atual situação dos hospitais da cidade, que alegam falta de estrutura para atender a demanda crescente de pacientes.

“Preciso ser muito franco. Nós avisamos que isso estaria a ponto de acontecer. Nós no Samu não criamos leitos, não gerimos leitos”, disse Correa a OBemdito.  

“Temos que esperar alguma mágica dos hospitais para poder deixar o paciente. Ficamos entre um hospital e outro e a palavra é essa, mágica, porque não encontramos vagas”, desabafou.

A estrutura do Samu em Umuarama conta com três ambulâncias, sendo uma UTI e duas unidades de suporte básico, para atendimentos menos complexos. A UTI também é usada nas chamadas da região.

“Não é culpa dos hospitais e também não é culpa do Samu. Não temos mais o que fazer. Todos os leitos possíveis estão lotados”, afirmou o médico.

De acordo com ele, o maior problema não é a falta de espaço físico ou de dinheiro, e sim a falta de profissionais para o atendimento. 

Um comunicado interno do Samu Noroeste foi compartilhado por profissionais na noite desta terça-feira (1o). Eis a íntegra:

Comunicado do Samu

“Venho por meio desta comunicar que infelizmente chegamos ao esgotamento das possibilidades em dar vazão à demanda de atendimentos no município de Umuarama. 

As informações de que dispomos na Central de Regulação de Urgências neste momento é de que o Instituto Nossa Senhora Aparecida está fechado; Cemil e Norospar encontram-se com todo o espaço físico dos prontos-socorros ocupado, sem macas; UOPECCAN ainda permanece apenas como referência para quadros suspeitos ou confirmados de COVID; Pronto Atendimento Municipal permanece em situação de esgotamento de recursos e estrutura.

Desta forma, comunico que infelizmente, não há pontos de atenção em Umuarama disponíveis para quaisquer tipos de atendimento. Em última instância, as viaturas do SAMU permanecerão paradas em frente às portas dos prontos-socorros, aguardando algum tipo de remanejamento interno. 

Neste momento, a única UTI Móvel de toda a 12ª Regional de Saúde já encontra-se parada em frente ao Pronto Socorro do Norospar. Eventuais próximas ocorrências seguirão a mesma orientação, até o empenho de todas as viaturas. 

Neste ponto, não haverá também ambulâncias para atender a qualquer tipo de ocorrência que por ventura apareça”.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

4 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

29 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais