Foto: Danilo Martins/OBemdito
Nesta sexta-feira (8) o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental divulgou o quarto levantamento de índice rápido para infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) do ano e o resultado foi bem positivo: o percentual de imóveis com larvas do mosquito caiu para 0,7%, dentro do limite seguro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de até 1%.
Os dados foram coletados por amostragem, entre segunda (4) e quinta-feira (7) desta semana.
Nas mais de 60 localidades em que a cidade é dividida, apenas dez apresentaram infestação – em 50 não foram encontradas larvas. Houve infestação em 10% dos imóveis visitados na região da Escola Senador Souza Naves, 8% no Jardim São Caetano, 6,9% no Petrópolis e 5,1% no Aratimbó.
Nas regiões do Jardim Arco Íris, Colégio Monteiro Lobato, Escola Paulo Freire, Parque Grevíleas e jardins Império do Sol e Verde Vale o índice variou entre 2% e 4,2%.
“Essas regiões receberão atenção especial dos agentes de combate a endemias nos próximos dias, para debelar a infestação do mosquito da dengue. Mas graças ao trabalho realizado nas últimas semanas, intensificação das vistorias, recolhimento de materiais que acumulam água e aplicação do fumacê, o índice geral caiu de 2,3% no terceiro Liraa (apurado entre 7 e 11 de março) para 0,7% agora”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
Já na avaliação por UBS, dez unidades básicas de saúde zeraram o índice, sete ficaram entre 0,7% e 2% e apenas na UBS San Remo a situação foi mais crítica, com infestação predial em 5,1%.
+ 30 CASOS
Já o total de casos de dengue acumulados no ano epidemiológico chegou a 1.419 nesta semana, com o acréscimo de 30 casos confirmados entre domingo (3) e esta sexta-feira (8). Há ainda oito suspeitas aguardando resultado de exames e 1.506 já foram descartadas, do total de 2.933 notificações registradas desde agosto do ano passado.
Até o momento ocorreram cinco casos de dengue com sinais de alarme, dois casos graves e duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Umuarama.
À exceção da UBS Bem-Estar (que permanece em situação de alerta), todas as unidades básicas de saúde da cidade, do distrito de Santa Eliza e da localidade Nova Jerusalém enfrentam surto de dengue. A UBS de Lovat está em alerta e a situação é tranquila apenas nos distritos de Serra dos Dourados, Vila Nova União e Roberto Silveira.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais