Cotidiano

Moradora do Guarani encontra escorpião e faz alerta: “Mantenham o quintal limpo”

Valéria Silva, moradora da rua Joana d’Arc, no bairro Guarani, de Umuarama, procurou a redação do OBemdito após levar um grande susto na última terça-feira (5): Na garagem da sua residência, próximo à porta de entrada, ela encontrou um escorpião amarelo – espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.

A mulher, que mora com outras três pessoas na residência, incluindo uma criança de três anos, disse que sua reação imediata ao avistar o animal foi matá-lo. Logo após, sua enteada entrou em contato com a Vigilância Sanitária, que afirmou que irá buscar o animal mesmo morto, porém até o fechamento desta matéria ele ainda não havia sido recolhido.

Segundo relato da moradora, esta é a primeira vez que ela encontra o aracnídeo na residência, pois sempre se preocupa em manter o quintal organizado. “Meu quintal é limpinho e não tem nada de entulho”, ela afirma. Porém ela se preocupa pois vizinhos relataram já terem encontrado o animal em ocasiões anteriores.

“Fui falar com o meu vizinho e ele já achou na casa dele também”, disse. “E a vizinha do outro lado também achou na casa dela”. O alerta de Valéria é para que as pessoas contribuam para evitando amontoamento de entulho e lixo para evitar a proliferação da praga.

Sintomas da picada

Quando picado pelo animal, os sintomas quase imediatos são náuseas e palpitações no coração. Ao se espalhar pelo corpo, a vítima pode sentir hiperestesia – efeito que causa extrema sensibilidade no corpo da pessoa ao toque.

Em casos mais graves, a pessoa picada pode também sentir fortes dores no estômago, vômito e dificuldade em respirar. A picada do escorpião amarelo brasileiro pode ser ainda mais perigosa para idosos e crianças, pois pode resultar na insuficiência cardíaca e morte.

Ocorrências anteriores

Já houveram ocorrências anteriores em Umuarama de moradores que se depararam com o animal. Em agosto de 2021, uma moradora do bairro Ouro Preto encontrou o aracnídeo nos fundos da sua residência. Na ocasião, a Vigilância Sanitária compareceu e efetuou a coleta do animal.

Em março deste ano (2022), um morador do bairro Alto São Francisco se assustou quando viu o animal que já estava no interior da residência, no quarto de sua mãe. Nesta ocasião o animal só foi percebido devido aos latidos insistentes do cão da família, alertando sobre o perigo presente.

Pouco depois, em abril, uma moradora do Guarani I afirmou que estava lavando a calçada quando o aracnídeo a surpreendeu ficando em posição de ataque e tentando picar seu pé. Ela conseguiu recolher o animal em um pote de vidro e entregá-lo aos cuidados da Vigilância Sanitária.

Também em fevereiro deste ano, a Vigilância Sanitária de Mariluz surpreendeu a população ao informar que 224 animais da espécie foram recolhidos no município, que estavam escondidos em madeiras e materiais amontoados em residências. Em um dos casos uma pessoa foi picada por um animal, porém não houve agravamento da situação

Orientações e cuidados

De acordo com a vigilância ambiental a orientação é para que a população entre em contato por meio do telefone (44) 3639-1930 para que especialistas possam identificar qual a espécie.

Em caso de picada, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente, indo à Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou Pronto-Atendimento e hospitais.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais