Foto: Colaboração/OBemdito

Umuarama

Moradora do Ouro Preto acha escorpião e vigilância orienta sobre procedimentos

Foto: Colaboração/OBemdito
Moradora do Ouro Preto acha escorpião e vigilância orienta sobre procedimentos
Redação
OBemdito
14 de agosto de 2021 14h59

Um escorpião amarelo foi localizado por uma moradora do Ouro Preto, nesta semana, em Umuarama. O aracnídeo foi capturado e deverá ser encaminhado para a vigilância ambiental.

O escorpião amarelo é peçonhento, ou seja, tem veneno e a picada pode ser fatal em idosos e crianças, que têm imunidade menor.

No Ouro Preto, o aracnídeo foi localizado nos fundos da residência, cujos moradores já fizeram uma vistoria e não encontraram outros.

De acordo com a vigilância ambiental a orientação é para que a população entre em contato por meio do 36391930 para que especialistas possam identificar qual a espécie.

Em caso de picada, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente, indo à Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou Pronto-Atendimento e hospitais.

Os escorpiões gostam de habitar onde há restos de construções ou áreas onde há madeiras. A alimentação está baseada em baratas, grilos e aranhas, por isso a importância de manter o quintal em ordem.

No caso da residência do Ouro Preto, embora a casa esteja limpa, há quintais vizinhos que acumulam entulho, o que pode ter sido a origem do escorpião.

“É importante fazer o acionamento da vigilância ambiental porque o técnico fará a visita na residência e tomará todas as precauções”, destacou o coordenador da vigilância, Carlos Roberto da Silva.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.