Umuarama

Com altura de um prédio de 11 andares, Torre Eiffel de Umuarama inspira quem não pode ir a Paris

Um toque do glamour de Paris? ‘Oui’, nós temos! Desde 2008 Umuarama conta com uma réplica da Torre Eiffel, um dos mais famosos ícones da engenharia mundial construída no final do século 19 na capital francesa, com mais de 300 metros de altura.

Considerando as devidas proporções, a nossa aqui no noroeste do Paraná, instalada à margem da PR 323, também chama a atenção pela imponência e arrojada estrutura.

Assim que concluída, não demorou para ‘causar’ e virar cenário de fotos para postagem em redes sociais. Quem passa em frente não perde a oportunidade: para viajantes, o clique se traduz em uma bela lembrança da nossa Capital da Amizade e para umuaramenses, um cartão postal se espalhando mundo afora.

E mais: não por acaso, foi tema de reportagens várias vezes, em jornais e televisão, assim como, em outros canais da imprensa tradicional e em sites que promovem turismo, projetando a cidade e o Estado. E continua sendo local bastante requisitado para prática de rapel e de treinamento do Corpo de Bombeiros.

A origem do projeto da Torre Eiffel de Umuarama

O idealizador não é engenheiro nem arquiteto, mas atua na área da construção civil. É o empresário Edson Ferrarin, dono de metalúrgica, fábrica de blocos de cimento e de construtora. Ele diz que queria investir em um portal para embelezar a entrada do condomínio onde mora, que formou com vinte chácaras.

Depois de ouvir sugestões de profissionais e ‘pitacos’ de amigos, a ‘ficha caiu’ lá mesmo, em Paris. Ferrarin já visitou a emblemática cidade europeia três vezes.

“Observando aquele complexo todo [da Torre] decidi que era o que queria fazer e assim que voltei comecei a projetar a partir de uma pequena réplica [souvenir] que trouxe de lá”, conta. “Calculei e produzi peça por peça (são duas mil em tamanhos diferentes) para uma obra que ficasse na proporção 1/10 e deu tudo certo”, orgulha-se.

Estrutura e investimento

A torre da Estância Paris, nome que deu ao condomínio, levou um ano para ficar pronta. Com 30 toneladas de ferro e fibra de vidro e na cor ouro envelhecido, tem 32 metros de altura [o equivalente a um prédio de onze andares] e 12 de largura na base [suficiente para a passagem de um caminhão entre os quatro pés].

Para concretizar o sonho, o investimento foi salgado: R$ 800 mil em dinheiro de hoje. Porém, Ferrarin não se queixa. Pelo contrário, diz que a obra se tornou referência para as suas empresas.

 “Ela tem sido vista como um mostruário dos serviços que presto, pela qualidade e ousadia operacional, pois dá credibilidade quando pego um projeto complexo para construir”, diz.

O empresário também informa que já construiu uma igual [numa praça, em Ivaiporã] e possivelmente construirá outras, ao mesmo tempo que enfatiza que essa não era a intenção. “Eu só queria, com essa ‘doidera’, fazer algo bonito, representativo, e acho que consegui”.

Uma vista privilegiada

Aos mais afoitos, os que fazem questão de usufruir o máximo do prazer que a altura da Torre Eiffel de Umuarama proporciona, Ferrarin propõe que subam ao topo: “São 160 degraus para enfrentar, mas vale o esforço, porque o pôr do sol lá de cima é fascinante, assim como a paisagem rural dessa região. Recomendo”.

Lei também: Loja especializada em erva-mate a granel se firma no mercado umuaramense

Ferrarin e sua esposa, Juliana: casal se orgulha do investimento que virou cartão postal de Umuarama

Graça Milanez

Recent Posts

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

11 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

32 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais