Um morador de Curitiba, de 31 anos, testou positivo para doença monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. O paciente é o primeiro caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná neste domingo (3).
Segundo informações do órgão de saúde da Capital, no dia 24 de junho, o paciente procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentando alergias na pele e febre e imediatamente as amostras de sangue foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e depois a São Paulo.
A Secretaria de Saúde do Paraná investiga duas suspeitas, em Cascavel e Londrina. Os pacientes são homens de 27 e 29 anos.
A doença
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão ocorre por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados.
A doença causa erupções na pele, que geralmente se desenvolvem pelo rosto e se espalham para outras partes do corpo. Entre os principais sintomas estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Anvisa afirma que é falsa a informação de que testes comprovaram equivalência entre canetas contrabandeadas…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal…
Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…
O senador Sergio Moro (PL) permanece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná. No…
Na hora de realizar uma mudança residencial, comercial ou contratar um serviço de transporte, contar…
Onze meses após a chacina que deixou quatro homens mortos em uma propriedade rural de…
Este site utiliza cookies
Saiba mais