Um morador de Curitiba, de 31 anos, testou positivo para doença monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. O paciente é o primeiro caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná neste domingo (3).
Segundo informações do órgão de saúde da Capital, no dia 24 de junho, o paciente procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentando alergias na pele e febre e imediatamente as amostras de sangue foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e depois a São Paulo.
A Secretaria de Saúde do Paraná investiga duas suspeitas, em Cascavel e Londrina. Os pacientes são homens de 27 e 29 anos.
A doença
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão ocorre por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados.
A doença causa erupções na pele, que geralmente se desenvolvem pelo rosto e se espalham para outras partes do corpo. Entre os principais sintomas estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais