A Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, recebe a chave do caminhão | Foto: Ari Dias/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (29) mais 208 veículos para a Patrulha Ambiental em 150 municípios do Paraná. Algumas prefeituras de municípios da região de Umuarama foram contempladas (confira abaixo).
O investimento é de R$ 60 milhões, oriundo dos recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), devido a uma indenização por um acidente ambiental há mais de 20 anos no Rio Iguaçu. Foram entregues 37 caminhões baú; 29 compactadores; 28 limpa-fossa; 82 caminhões pipa; e 32 caminhões poliguindastes.
“Durante a estiagem, foram esses caminhões que ajudaram a combater incêndios e abastecer populações isoladas e também foram eles que ajudaram a conter o fogo no Pantanal há dois anos. Hoje, a Patrulha Ambiental também ajuda na parte de limpeza de fossa, coleta seletiva de resíduos sólidos, recolhimento de entulhos de material de construção”, disse o governador.
O Paraná contabiliza a entrega de 568 veículos desde 2019, com investimento total de R$ 157,6 milhões. A Patrulha Ambiental é uma iniciativa da Sedest, executada através do Instituto Água e Terra (IAT).
UTILIDADE
Os caminhões pipa serão utilizados para higienização, irrigação, combate a incêndios florestais e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a seca prolongada.
Os compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho.
Os de coleta seletiva auxiliam o município na coleta domiciliar de materiais recicláveis para posterior separação e destinação correta.
Os caminhões caçamba + poliguindastes auxiliam os municípios em serviços adequados de coleta e destinação final dos resíduos de construção civil e outros pequenos geradores.
E o caminhão limpa-fossa auxilia na limpeza no esgotamento sanitário de comunidades rurais, desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial e encaminhamento destes efluentes a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta.
Segundo o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin, a gestão de resíduos sólidos precisa ser trabalhada a partir dos municípios, para então garantir um meio ambiente habitável. “O lixo é um dos maiores problemas ambientais do planeta e o Paraná, e através da Patrulha Ambiental os ajudamos a amenizar esses problemas”, disse.
Confira os municípios contemplados na região de Umuarama:
Caminhão-pipa: Alto Paraíso.
Caminhão poliguindaste: Alto Piquiri.
Caminhão limpa fossa: Cruzeiro do Oeste, Guaporema, Indianápolis, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê.
Caminhão compactador: Cidade Gaúcha, São Jorge do Patrocínio e Tuneiras do Oeste.
Caminhão Baú: Alto Piquiri, Douradina, Guaporema e Nova Olímpia.
(OBemdito e AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais