Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Municípios da região de Umuarama recebem caminhões da Patrulha Ambiental

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (29) mais 208 veículos para a Patrulha Ambiental em 150 municípios […]

A Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, recebe a chave do caminhão | Foto: Ari Dias/AEN
A Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, recebe a chave do caminhão | Foto: Ari Dias/AEN
Municípios da região de Umuarama recebem caminhões da Patrulha Ambiental
Redação - OBemdito
Publicado em 29 de junho de 2022 às 17h35 - Modificado em 29 de junho de 2022 às 17h35
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (29) mais 208 veículos para a Patrulha Ambiental em 150 municípios do Paraná. Algumas prefeituras de municípios da região de Umuarama foram contempladas (confira abaixo).

O investimento é de R$ 60 milhões, oriundo dos recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), devido a uma indenização por um acidente ambiental há mais de 20 anos no Rio Iguaçu. Foram entregues 37 caminhões baú; 29 compactadores; 28 limpa-fossa; 82 caminhões pipa; e 32 caminhões poliguindastes.

“Durante a estiagem, foram esses caminhões que ajudaram a combater incêndios e abastecer populações isoladas e também foram eles que ajudaram a conter o fogo no Pantanal há dois anos. Hoje, a Patrulha Ambiental também ajuda na parte de limpeza de fossa, coleta seletiva de resíduos sólidos, recolhimento de entulhos de material de construção”, disse o governador.

O Paraná contabiliza a entrega de 568 veículos desde 2019, com investimento total de R$ 157,6 milhões. A Patrulha Ambiental é uma iniciativa da Sedest, executada através do Instituto Água e Terra (IAT).

UTILIDADE

Os caminhões pipa serão utilizados para higienização, irrigação, combate a incêndios florestais e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a seca prolongada.

Os compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho.

Os de coleta seletiva auxiliam o município na coleta domiciliar de materiais recicláveis para posterior separação e destinação correta.

Os caminhões caçamba + poliguindastes auxiliam os municípios em serviços adequados de coleta e destinação final dos resíduos de construção civil e outros pequenos geradores.

E o caminhão limpa-fossa auxilia na limpeza no esgotamento sanitário de comunidades rurais, desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial e encaminhamento destes efluentes a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta.

Segundo o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin, a gestão de resíduos sólidos precisa ser trabalhada a partir dos municípios, para então garantir um meio ambiente habitável. “O lixo é um dos maiores problemas ambientais do planeta e o Paraná, e através da Patrulha Ambiental os ajudamos a amenizar esses problemas”, disse.

Governador Carlos Massa Ratinho Junior faz entrega de 208 caminhoes a Municipios do Parana. Foto: Ari Dias/AEN.

Confira os municípios contemplados na região de Umuarama:

Caminhão-pipa: Alto Paraíso.

Caminhão poliguindaste: Alto Piquiri.

Caminhão limpa fossa: Cruzeiro do Oeste, Guaporema, Indianápolis, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê.

Caminhão compactador: Cidade Gaúcha, São Jorge do Patrocínio e Tuneiras do Oeste.

Caminhão Baú: Alto Piquiri, Douradina, Guaporema e Nova Olímpia.

(OBemdito e AEN)

Foto: Ari Dias/AEN

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.