Foto: Reprodução/OMS

Paraná

Secretaria Estadual monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos no Paraná

Foto: Reprodução/OMS
Secretaria Estadual monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos no Paraná
Redação
OBemdito
29 de junho de 2022 16h48

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que está monitorando três casos suspeitos de Monkeypox – também conhecido como varíola dos macacos, no Paraná. São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem nas cidades de Curitiba, Cascavel e Londrina.

Os pacientes investigados possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia, e atualmente as amostras coletadas de cada indivíduo está em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), que é responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.

Semanas atrás, a Sesa publicou a Nota Orientativa nº 01/2022 sobre o fluxo assistencial para os casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde criou uma página destinada a informações e publicações sobre a doença disponíveis clicando aqui.

É sabido que a doença é causada por um vírus, cuja transmissão entre humanos acontece principalmente pelo contato da pele lesionada de pessoas infectadas ou por objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que se desenvolvem inicialmente pelo rosto e posteriormente se espalham para outras regiões do corpo.

Outros sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

(Redação e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.