Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama tem inverno bastante seco e sem previsão de chuva nas próximas duas semanas

O inverno chegou na última terça-feira (21) em todo o Hemisfério Sul. E apesar das temperaturas se manterem bastante amenas […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama tem inverno bastante seco e sem previsão de chuva nas próximas duas semanas
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de junho de 2022 às 10h51 - Modificado em 25 de junho de 2022 às 10h51
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O inverno chegou na última terça-feira (21) em todo o Hemisfério Sul. E apesar das temperaturas se manterem bastante amenas nos últimos dias, a previsão é de que os dias sejam bastante secos pelas próximas duas semanas, que constam sem previsão de chuvas, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

Neste sábado (25), o dia deverá se manter ensolarado, com temperaturas que irão ficar entre 28°C e 14°C. No domingo (26), o sol ainda é predominante, e os termômetros registrarão uma máxima de 25°C e mínima de 15°C, o que deverá dar aos Umuaramenses um dia com tempo agradável e sem chuva para celebrar o aniversário da Capital da Amizade, e o Torneio de Pesca no Lago Aratimbó.

Entretanto, a falta de chuvas também se manterá durante as próximas duas semanas. De acordo com as informações divulgadas pela Simepar, a temperatura não sofrerá grandes oscilações durante este período, pois o dia mais frio (29/06) contará com uma mínima de 13°C, e o dia mais quente (06/07) com uma máxima de 30°C. Porém a população poderá sentir uma falta de chuva, que não acontecerá até o dia 09/07.

Seca e ocorrência de incêndios

Os meses de inverno já são conhecidos por serem mais secos, o que acaba aumentando a chance de focos de incêndio em propriedades e terrenos, sejam eles rurais ou urbanos. A situação é sempre um alerta pois coloca em risco a vida das pessoas e animais, além de gerar prejuízos em propriedades e plantações.

Nos últimos anos, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou que aumentaram os casos de incêndio. Foram 2.511 em 2018, 3.314 em 2019, 3.519 em 2020 e 3698 no ano passado, que bateu o recorde com maior número desde o ano de 2016.

(Redação, com informações Simepar e Inpe)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.