Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) retomou as tratativas com a Viação Umuarama, concessionária dos serviços de transporte coletivo, para reativação dos horários de ônibus que foram suprimidos com a queda no número de usuários, em consequência do período de pandemia.
Um encontro entre o secretário Elizeu Vital da Silva e representantes da empresa aconteceu na última quarta-feira (22).
As discussões objetivam que o serviço volte à normalidade ou o mais próximo disso. “Esse retorno dos horários suprimidos é um pedido também do prefeito Hermes Pimentel, que visa atender melhor à população dos bairros, diante de muitas reclamações que o município tem recebido”, disse o secretário.
Além de Elizeu Vital, participaram da reunião, na sede da Sestram, o assessor especial Kenny Gonçalves e o chefe da Divisão de Transporte, Juracy Narcizo, bem como representantes da empresa liderados pelo gerente-geral Wilton dos Santos Cardoso.
“Discutimos planilhas e custos, avaliamos o momento de pós-pandemia e notamos que os usuários do transporte coletivo começam a retornar ao uso do ônibus”, disse o secretário.
Segundo o gerente da empresa, porém, esse retorno ainda está lento e a movimentação continua registrando saldo negativo, “não obstante os cortes que foram feitos por ocasião da pandemia”, alegou.
O secretário Elizeu Vital lembrou que a Prefeitura tem feito o repasse mensal de R$ 70 mil em subsídio, mais compensação tributária, para minimizar os efeitos, mas os representantes da viação sustentam que o valor ainda não é suficiente para cobrir o deficit operacional.
A equipe da Divisão de Transporte da Sestram e representantes da concessionária do transporte coletivo urbano voltam a se reunir ainda nesta semana, para ajustar situações pontuais de foram levantadas e o atendimento ao usuário.
O pedido de aumento no valor do subsídio, feito pela empresa, será levado ao setor financeiro da Prefeitura, mas o prefeito Hermes Pimentel já antecipou que o município não deve mexer no valor do subsídio caso não haja benefícios diretos ao usuário.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais