Foto: Marcos de Oliveira/Portal OBemdito

Umuarama

Venda de autotestes de Covid nas farmácias de Umuarama cresce com a chegada do frio

Foto: Marcos de Oliveira/Portal OBemdito
Venda de autotestes de Covid nas farmácias de Umuarama cresce com a chegada do frio
Marcos de Oliveira
OBemdito
15 de junho de 2022 12h01

A chegada do frio e a alta do número de casos da Covid 19 têm levado muitas pessoas a procurar as farmácias de Umuarama em busca de autoteste. O dispositivo é uma solução barata e eficaz (custa cerca de R$ 50) e tem sido procurado com frequência pelos pacientes, que têm dúvidas se estão contaminados pela Covid 19 ou se trata apenas de sintomas comuns da gripe.

Outro fator que impulsionou as vendas em farmácias foi a desmobilização das tendas de testagem dos municípios. Em Umuarama, o teste rápido continua disponível, porém, o paciente precisa passar por uma avaliação médica para saber se há necessidade de fazer o teste.

Em uma farmácia localizada na Avenida Arapongas, o autoteste representa dois terços da venda desses produtos. “Estamos vendendo uma média de 30 caixas do auto teste por semana”, diz a farmacêutica, atribuindo a preferência do consumidor ao menor custo comparado a modalidade tradicional de testes rápidos.  

Em outra farmácia, o número de pessoas idosas passaram a procurar mais pelos testes com medo de sintomas como tosse, espirro, febre e dores de cabeça.

“As pessoas com mais idade tem sido quem mais procura pelos testes. O aumento começou a partir de junho com a chegada do frio e a prevenção muitas vezes revela a contaminação pela Covid 19”, comenta a balconista.

Aumento dos casos

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Paraná divulgado nesta terça-feira (14), o número de casos acumulados em junho foi de 2.852 contra 331 registrado no mês de maio.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.